Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela

07/20/2018

Fragmentos Sonoros | Coruja do Mato

Imagem eventos

Um trabalho em rede, em que músicos de diferentes localidades se reúnem no mesmo palco. Texturas, ambientes e melodias que refletem sobre o presente, que nos transportam numa viagem de memórias e afetos. Imagens e sons interagem num espaço de partilha. Do caos à harmonia, de apontamentos sonoros a cadências rítmicas. Um espetáculo sonoro e visual que convida o público a ser cúmplice de um território comum.

O presente projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela em copromoção com a Associação de Municípios da Cova da Beira e pelos 15 municípios  pertencentes à sub-região Beiras e Serra da Estrela, envolvendo deste modo 17 entidades na rede de programação cultural.

O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” tem como objetivo geral a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, com abrangência ao nível sub-regional, vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural.

Para a operacionalização dos espetáculos em coprodução, procedeu-se à divisão da sub-região Beiras e Serra da Estrela em três grupos, com cinco municípios cada, segundo critérios de proximidade e contiguidade geográfica. Importa sublinhar que a delimitação das zonas serviu para a facilitação do processo de operacionalização da Atividade (designadamente na componente de preparação dos espetáculos), não colocando em causa critérios de equidade entre municípios e zonas, no seio da rede.

O Grupo onde está inserido o Município do Fundão, Grupo de Espetáculos de Música em Coprodução, tem as seguintes datas de apresentação dos projetos de criação:

20 julho – Guarda

22 julho – Sabugal

11 agosto – Fundão

14 agosto – Belmonte

21 setembro – Covilhã

A apresentação na Cidade do Fundão irá realizar-se no dia 11 de agosto, inserido na programação do Festival Cale & SangriAgosto.