Escolas do Queijo

05/20/2018

Ano lectivo 2017/2018

Imagem eventos

O Projecto Escolas do Queijo, desenvolvido em simultâneo entre o Agrupamento de Escolas do Fundão, o Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e Xisto, o Externato Capitão Santiago de Carvalho, a Escola Profissional do Fundão e o Projecto Matriz E6G, em parceria com o Município do Fundão e a Eng.ª Maria Carvalho – tutora do projecto, é um projecto pedagógico e territorial sobre um dos patrimónios mais emblemáticos do concelho do Fundão; o Queijo Amarelo da Beira Baixa. Contando com um total de mais de 200 alunos participantes, esta actividade, a ser desenvolvida durante o ano lectivo 2017/2018, pretende envolver os alunos do pré-escolar ao 10º ano, em grupos ou em turmas seleccionadas pelo Corpo Docente das Instituições participantes no projecto.

O Projecto Escolas do Queijo pretende fazer uma ponte entre a origem do produto e a facilidade com que o mesmo chega à nossa mesa. Trata-se de uma actividade multidisciplinar em que serão abrangidas várias temáticas.

O Projecto Escolas do Queijo tem como objectivo a defesa e a salvaguarda de um dos principais patrimónios gastronómicos da Beira Baixa; um bem precioso que importa preservar para a identidade e deleite de gerações futuras.

O plano consiste na aprendizagem teórica e técnica do queijo, sendo que o objectivo final será cada grupo participante confeccionar (através de técnicas que apreendeu ao longo do projecto), um queijo e criar uma marca e uma imagem para o produto.

No final do Projecto, pretende-se que os alunos conheçam as características deste produto, a sua confecção, preservação e a criação de técnicas de divulgação de imagem e vendas. Os queijos criados pelos alunos serão apresentados na Feira do Queijo da Soalheira 2018.

O Escolas do Queijo irá estar representado na Feira do Queijo da Soalheira que se realizará entre os dias 18 e 20 de maio. No Stand onde os Agrupamentos de Escolas do Fundão irão estar representados, para além de uma imagem comunicacional, irão desenvolver-se várias atividades em torno de todo o processo que envolve este bem precioso que é tema da Feira e essência deste Projeto - o Queijo.

Feitura de queijo em tempo real pelos alunos das escolas, apresentação dos queijos confecionados e da sua imagem de marca, live cookings, entre outros.