Feira do Queijo da Soalheira

05/20/2018

18 a 20 de maio

Imagem eventos

A 11º edição da FEIRA DO QUEIJO DA SOALHEIRA e a 1ª FEIRA EUROPEIA DE QUEIJO_MUNICIPIO DO FUNDÃO, têm como objetivo prestigiar o queijo e os seus produtores. Reúnem cerca de 70 postos gastronómicos e expõem produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão) cujos protagonistas são as próprias associações e empresas que continuam a fabricar estes produtos. Assim é um evento que proporcionará a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira. Estarão presentes produtores da AREQ – ASSOCIAÇÃO ROTA EUROPEIA DO QUEIJO, QUEIJARIAS DA BEIRA BAIXA, QUEIJOS DOP NACIONAIS e artesãos locais. Será também a oportunidade de conhecer o PROJECTO ESCOLAS DO QUEIJO - um projeto do território Beira Baixa focado num património imaterial; o queijo, envolvendo mais de 200 alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho do Fundão que apresentarão os seus queijos na Feira.

Neste evento o visitante pode, não só assistir a sessões de cozinha ao vivo dinamizadas por Chefs de renome nacional, aprender a fazer queijo como também degustar produtos locais e comprar diretamente ao produtor.

Para além de queijos, os expositores também terão para venda tapas, pitéus, lambarices e petiscos dos seus produtos e pratos combinados. Esta iniciativa conta igualmente com dois espaços de atividades: a AULA DE COZINHA, onde se realizarão demonstrações de cozinha ao vivo por Chefs da cozinha nacional e da Escola Profissional do Fundão, (com acesso livre) e o LABORATÓRIO DO GOSTO, onde se realizarão atividades sensitivas gastronómicas, através de CATAS* DE QUEIJOS, de PROVAS DE VINHOS, e degustação de outros PRODUTOS LOCAIS.

Haverá ainda um espaço dedicado às crianças, onde se efetuarão ATELIÊS DOS PEQUENOS QUEIJEIROS, PINTURAS FACIAIS e JOGOS TRADICIONAIS.

CATA* = degustação comentada e orientada.

• AREQ – Associação da Rota Europeia do Queijo
  • Associação de Queijeiros da Soalheira