Há Beira na Revolta

06/23/2018

“Há vida no Campo – Itinerâncias Culturais”

Imagem eventos

“Há Beira na Revolta” é um espectáculo que reúne quatro histórias de força, coragem, resistência e resiliência beirã entre os séc. XIX e XX. “A tomada do Carvalhal” - que conta a luta do povo do Souto da Casa para evitar que a família Garrett se apropriasse dos seus terrenos, “A história do Zé Manteigas”; que nos revela a vida dura dos mineiros da Panasqueira, “A Rua dos Alves”; onde dois criminosos aterrorizavam a vila do Fundão e “As Cebolas de Napoleão”; um pequeno apontamento que evoca as Invasões Francesas entrando pela Beira Interior. Quatro episódios sobre um povo desgastado com as adversidades impostas por aqueles que constantemente abusavam do poder, da violência ou do suborno.

A história da humanidade é, desde o seu limiar, uma sucessão de ciclos que se repetem incessantemente.

A forma como estes períodos se desenrolam é diversa mas as motivações humanas mantêm-se as mesmas, independentemente da época e do lugar.

Desta maneira, é possível compreendermos melhor a grande história universal através de quatro pequenas estórias da Cova da Beira. Conhecermo-nos é conhecermos o outro.

Local:
Alcaria – Salão da Junta