Maria Monda

05/18/2018

Feira do Queijo da Soalheira

Imagem eventos

Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Estas são as três mulheres que mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão.

Cantam repertório do cancioneiro lusófono ou ibérico, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar significa limpar e afastar o supérfluo e para as MARIA MONDA o essencial é o tecer das vozes - ora em sedas suaves, ora em mantas rudes, cantando em homenagem à Terra-Mãe, de nome Maria.

Preparam-se agora para lançar o seu primeiro trabalho discográfico: um EP no qual darão as suas três vozes a temas de vários autores lusófonos, tendo como convidados os percussionistas José Salgueiro, Márcio Pinto, Ricardo Coelho e Tiago Manuel Soares.

Estas artistas são fundadoras e diretoras da associação cultural A Monda que desenvolve um caminho de descoberta performativa, no âmbito do Teatro-Música.

Pesquisam ainda a relação com a palavra e o objeto, a criação de paisagens sonoras, o canto polifónico e desenvolvem trabalho pedagógico-artístico com a comunidade.

No contexto das Artes Performativas, A Monda Teatro-Música estreou o acontecimento teatral “Aquela Nuvem e Outras – Estória e Baile Cantado” na Fundação Calouste Gulbenkian em 2015; o concerto encenado “KaÔ: Embalos do Mundo”, nos Dias da Música do CCB em Abril de 2016 pela Fábrica das Artes; e em Dezembro de 2016 estreou, no Museu de Arte Islâmica da Fundação Calouste Gulbenkian, o conto persa “O Jardim de Babaï”, inspirado no livro de Mandana Sadat.

Apresentam regularmente o seu trabalho performativo em Cineteatros, Serviços Educativos de espaços museológicos e Bibliotecas Municipais.

Na Feira do Queijo poderemos vê-las em palco, num ambiente acolhedor que nos fará sentir em casa!