Fundão recebe Fórum Património, Cultura e Turismo

O Fundão irá receber, no dia 4 de maio de 2024, sábado, às 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, a quarta sessão do Fórum Património, Cultura e Turismo, promovido pelo Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda.

Após a sessão de abertura que irá contar com uma intervenção do Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, o programa deste fórum irá integrar uma comunicação subordinada ao tema “O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda: objetivos e desafios”, por Dulce Helena Borges. De seguida terá lugar a intervenção “Salvaguardar e valorizar os bens culturais da Igreja: estratégias e dinâmicas da Diocese de Viseu”, por Fátima Eusébio (atual diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja”. Hélder Sequeira fará a comunicação “O papel da comunicação na defesa do património religioso da Diocese”, enquanto Carlos Caetano irá desenvolver o tema “Entre o passado e o futuro: o lugar do Património na Igreja de hoje”.

Ainda neste fórum, Aires Almeida irá apresentar a intervenção “Porquê um Regulamento para a gestão e proteção do Património e Bens Culturais da Diocese da Guarda”, enquanto Gonçalo Fernandes irá falar de “Itinerários turísticos e Património religioso. Desafios de valorização do território”.

Para finalizar haverá um período de debate e o encerramento será feito por Henrique Santos.

Recorde-se que o Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda tinha participado, no dia 16 de março de 2024, em Alcongosta, na sétima edição dos “Itinerários do Sentir”, onde a criação de redes colaborativas entre autarquias, populações e academias com a Diocese da Guarda foi defendida por Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, tendo considerado que as redes colaborativas devem visar o “bem maior que é a inventariação, o estudo, a preservação e a divulgação do património religioso móvel, imóvel e imaterial”.

Fórum Património, Cultura e Turismo tem entrada livre e é aberto a toda a população.