Conferência Final Agri-Urban em Silvares

Apresentação de plano para alimentação saudável nas cantinas

No âmbito do Projeto Urbact III – Agri-Urban, irá realizar-se, no dia 24 de abril, terça-feira, às 11.30h, na cantina da Escola Básica 2/3 de Silvares, a apresentação do plano de ação Agri-Urban “Fundão Produtos da Nossa Terra + Ementas Saudáveis = Crianças Felizes”.

Nesta iniciativa será inaugurado o equipamento “Zero Desperdício Alimentar”, criado pelo Fab Lab Aldeias do Xisto, que será o primeiro em Portugal. Este equipamento irá permitir pesar diariamente o desperdício alimentar, com o intuito de diminuir o desperdício e de provar que a alimentação biológica, aliada à diminuição de desperdício, não aumenta o custo da refeição.

Em Janeiro de 2018, na cidade parceira de Mouans-Sartoux, a Câmara Municipal do Fundão participou na criação oficial do European Club Organic Food Territories, que envolve sete países e 16 cidades europeias, cujo objetivo é de conectar os territórios europeus para tornar o alimento sustentável, um pilar do desenvolvimento agrícola, económico, social e de saúde pública.

Um dos focos deste plano de ação é fornecer às cantinas das escolas do Concelho alimentos de origem biológica e de qualidade, melhorando as refeições consumidas pelos alunos, e associar este consumo à produção local, premiando efetivamente quem produz com qualidade e de forma certificada.

Uma das ações estratégicas foi a criação da Escola-Piloto, tendo a escolha recaído na Escola EB 2/3 de Silvares, pertencente ao Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, por ter a única cantina gerida pela própria escola no Concelho. Com este projeto pretende-se implementar o plano de ação no refeitório desta escola e depois nas restantes do concelho do Fundão, sendo que, a partir de abril de 2018, a cantina irá confecionar as suas refeições com 80% dos produtos locais e sazonais, dos quais 10% serão produtos biológicos.