Filomena Barata lança “Sob a Pele”

Sexta-feira, dia 15 de junho

No âmbito da programação da Mesa-Redonda Arqueologia, Museus e Comunidade(s), irá realizar-se, no dia 15 de junho, sexta-feira, às 18.00h, no Museu Arqueológico do Fundão, o lançamento da obra “Sob a Pele”, de Filomena Barata.

Técnica Superior do Museu Nacional de Arqueologia – Direção Geral do Património Cultural, Filomena Barata foi Diretora Regional do Antigo Instituto Português do Património Arquitetónico de Évora (posterior Direção Regional de Cultura do Alentejo), entre 2000 e 2008 e Assessora do IPPAR e ex-IPM, em 2010 e 2011. Lecionou na Universidade de Évora, como assistente convidada, e no Instituto Superior de Porto Amboim, em Angola.

A sua área preferencial de investigação centra-se em torno das temáticas do Património Cultural, tendo-se também dedicado com particular atenção ao estudo da Religião da Época Romana, temas a que tem dedicado muitas publicações.

A obra será apresentada por Ana Paula Reis e Miguel Nascimento. No dizer de Glória de Souza: “íntegra e firme nas suas raízes, Filomena Barata envolve-nos neste seu modo peculiar de amar as palavras, de interrogar-se, de interrogar e recriar o mundo, num traçado de horizontes almejados, em diálogo permanente com o amor, a dor e a beleza”.