Projetos cofinanciados pela EU

Programa Operacional Inclusão Social e Emprego

Designação do projeto | PEPAL
Código do projeto | POISE-02-3220-FSE-000227

Objetivo principal |Realização de estágios profissionais, em contexto real de trabalho, proporcionando uma integração mais rápida e eficaz no mercado de trabalho, de jovens licenciados.
Região de intervenção | Centro

Data da aprovação | 14/07/2016 (decisão de aprovação n.º 70/2016/AG)
Data de inicio | 01/06/2015
Data de conclusão| 31/07/2016
Custo elegível |66.821,16  €
Apoio financeiro | FSE-61.475,47 €
Apoio financeiro público | 5.345,69 €

Objetivos, atividades e resultados esperados dos estágios propostos

Promoção de estágios profissionais (sete), em contexto real de trabalho, para licenciados desempregados, nas áreas de desenvolvimento da competitividade económica local e intervenção no domínio sociocultural (educação e cultura).

Realização de 1 estágio na área de engenharia eletrotécnica
Realização de 1 estágio nas área de design industrial
Integração dos estagiários na equipa de trabalho do Fab Lab Aldeias do Xisto. O Fablab pertence a uma rede global de laboratórios locais. Oferece as condições para fomentar o espírito de inovação e criatividade, ao disponibilizar o acesso a ferramentas para fabricação digital. Integra-se na estratégia da autarquia de implementação de um plano para a inovação que surge, antes de mais, da urgente necessidade de inversão do processo de degradação do tecido económico do concelho e do envelhecimento demográfico.
Os planos aprovados prevêem estagiários licenciados em engenharia eletrotécnica e design  industrial e conhecimentos informáticos em áreas de software especificas, designadamente solidworks, rhinoceros, autodesk inventor.

Realização de 1 estágio na área de turismo
Insere-se na estratégia prosseguida pela autarquia do desenvolvimento turístico do concelho, tendo por base os produtos endógenos  e as marcas Fundão. O estágio pretende contribuir para a reformulação de conteúdos turísticos do concelho e promover novas parcerias com entidades públicas ou privadas e contribuir para o desenvolvimento de uma política de internacionalização dos produtos do concelho.

Realização de 1 estágio na área de sociologia
Integração no serviço de apoio jurídico de um estagiário licenciado em sociologia com o objetivo de preparar novas formas de organização de trabalho e planeamento estratégico. Pretende-se igualmente apurar e atualizar dados existentes para uma análise quantitativa e qualitativa das atividades desenvolvidas e proceder à caracterização e avaliação das diferentes dimensões do serviço, designadamente no contacto com o público externo à organização.

Realização de 1 estágio na área de música
O estagiário, detentor de formação superior em música assegurará a direção da Orquestra Municipal do Fundão.  Esta orquestra foi criada no âmbito do protocolo assinado a 2 de Outubro de 2014, entre o Município do Fundão, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, a Banda Filarmónica da Aldeia Nova do Cabo, a Banda Filarmónica da Peroviseu e a Sociedade Filarmónica Silvarense, sendo composta maioritariamente por músicos oriundos destas bandas filarmónicas. A sua criação insere-se na estratégia prosseguida de promover e projetar a imagem do concelho  através das vertentes culturais e artísticas e por outro lado incentivar o interesse pela música por parte da população mais jovem e aproveitar e valorizar o trabalho realizado pelas bandas filarmónicas do concelho.

Realização de 1 estágio na área de teatro e artes performativas
O estágio será realizada na ESTE, Estação Teatral da Beira Interior. Insere-se na atuação que tem vindo a ser seguida que consiste no apoio que a Autarquia presta às entidades, associações e grupos com fins não lucrativos e que têm por objeto promover a dinâmica cultural no concelho. Esta colaboração assenta na execução de um acordo de colaboração que visa a prossecução, por parte da ESTE, de um serviço educativo para formar novos públicos e aproximar a comunidade escolar a atividades que visam despertar capacidades criativas e interpretativas dos alunos. O estagiário deverá possuir formação superior na área do teatro e artes performativas.

Realização de 1 estágio na área de relações internacionais
O objetivo deste estágio prende-se com a necessidade de prestação de apoio ao funcionamento do Gabinete de Apoio à Presidência e Executivo, designadamente na prossecução das suas atribuições técnicas e administrativas. Pretende-se o desenvolvimento de propostas de políticas públicas e mecanismos institucionais de cooperação e de ações de promoção do município  junto de potenciais agentes económicos. O estagiário deverá possuir formação superior na área da relações internacionais e conhecimentos na área de atuação da Administração Pública e mais concretamente da administração pública local.

Resultados atingidos dos estágios realizados

Os estágios tiveram a duração de doze meses. Iniciaram-se em 01-06-2016 e o último terminou em 31-07-2016.
Todos os estagiários terminaram o estágio com aproveitamento. Concluíram as tarefas propostas,  cumpriram e, em muitos casos, superaram os objetivos fixados.
A integração nos serviços fez-se sem dificuldades, tanto nos serviços das unidades nucleares da Câmara Municipal, como no caso do estágio na área de música e na área de teatro.
A realização dos estágios traduziu-se numa mais valia para a organização e contribuiu  para promover o contacto dos serviços com novas formações e novas competências técnicas trazidas pelos estagiários, que potenciam a mudança e a modernização dos serviços públicos.
A outra vertente importante deste projeto consistiu em proporcionar uma experiência em contexto real de trabalho para os jovens que realizaram os estágios.  Neste caso concreto apenas dois estagiários já tinham experiências de trabalho na área de formação, pelo que a realização dos estágios represento

« Setembro 2017 »
SegTerQuaQuiSexSábDom