MUNICÍPIO  |  REGISTO  |  DOCUMENTOS  |  CONTACTOS  |  SIGA-NOS: | | | |

System Messages

Fundão

Subtítulo

Aqui come-se bem

Imagem destaque

Fundão aqui come-se bem”

A gastronomia é um testemunho de gerações passadas, inspirada nos produtos locais e nas vivências da vida quotidiana. Ao Fundão foi legado um rico e valioso património gastronómico que se fortaleceu como elemento cultural, pois alimentação é memória estando associada aos sentidos odor, visão e sabor.

O Município do Fundão como forma de promover, divulgar e preservar o acervo gastronómico do concelho, realiza ao longo de todo o ano, cinco festivais gastronómicos, associados a uma temática ou um produto local que se evidenciam por caracterizarem o concelho e valorizarem a identidade do território.

Deste modo, os restaurantes e pastelarias do concelho são desafiados a criar e a reinventar receitas tendo por base os produtos endógenos e genuínos que dão à gastronomia da Beira Baixa uma elevada qualidade temperada com o sabor da tradição. 
 
 
“Fundão, Aqui come-se bem “– Sabores da Páscoa - 18 a 27 de março de 2016

No Fundão as tradições ligadas à Quaresma ainda hoje se assumem como um acontecimento central do ano litúrgico cristão. A gastronomia é um reflexo destas tradições, preservando a identidade gastronómica do Fundão assumindo-se como reflexo das tradições quaresmais que se reproduzem em cada casa, em cada família, reunida nesta época pascal.

Também os restaurantes e pastelarias aderentes transportam para os seus restaurantes a tradição das casas das avós, dando a saborear o bolo doce, o bolo de azeite, o cabrito no forno, salmão com crosta de amêndoa, borreguinho com azeite, alho e alecrim, as papas de carolo ou o arroz doce.

Por isso por tudo o que é mais sagrado, não deixe de provar!
 
 
“Fundão, Aqui come-se bem “– Sabores da Cereja – 03 de junho a 03 de julho de 2016

No Fundão, a cereja transformou-se no produto gastronómico de excelência, afirmando-se como fator fundamental para a promoção da região, assim como produto de inovação e criatividade que esta presente nas iguarias que os restaurantes e pastelarias criam para todos os que apreciam o fruto da paixão. É possível degustar pratos deliciosos como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas, tigelada de cereja, arroz doce de cereja ou apenas com umas cerejas frescas.

É tempo de cereja, venha deliciar-se!
 
 
“Fundão, Aqui come-se bem “– Sabores da Transumância - 10 a 18 de setembro 2016

A atividade pastoril persiste até aos dias de hoje no concelho do Fundão. O leite, o queijo e a carne produzidos nesta região têm vindo, ao longo dos tempos, a ser reconhecidos no mercado nacional e internacional como produtos de excelência e assumem um papel de extrema importância no desenvolvimento socioeconómico do Concelho. Aproveitando estes produtos da terra de elevada qualidade os restaurantes são desafiados a apresentar pratos tradicionais ou pratos inovadores como ensopado de cabrito, chanfana, requeijão com mel, caldeirada de borrego beirão, cabrito grelhado que fazem as delícias de quem nos visita!

Ceda também à tentação!
 
“Fundão aqui come-se bem” – Sabores do Cogumelo – 11 a 20 de novembro de 2016

A região do Fundão foi sempre um habitat privilegiado de diversos tipos de cogumelos silvestres. Frades, tortulhos e míscaros brancos dividem as preferências na confeção de deliciosas receitas da gastronomia regional. Os melhores restaurantes do concelho empenham-se na confeção de pratos, para delícia dos amantes de cozinha, e de cogumelos em especial, obtendo iguarias irresistíveis como canja de cogumelos com cheirinho a hortelã, lombinho de porco com risoto de cogumelos do bosque, medalhões ao moscatel com cogumelos selvagens, ou ainda arroz doce com caramelo de pêra e cogumelos. 

Venha desvendar sabores únicos!
 
 “Fundão aqui come-se bem” – Festival da Tibórnia - 02 a 18 de dezembro 2016

A principal característica da gastronomia beirã é saber aproveitar os produtos de qualidade oferecidos pela terra.

Entre estes produtos destaca-se o azeite. Como forma de preservação de um dos costumes mais importantes no que se refere à prova do azeite novo, a tibórnia ou tibornada, (termo antigo que designa um simples pão torrado regado com azeite novo), as pastelarias e os restaurantes deliciam os visitantes com as tradicionais receitas do bolo de azeite, biscoitos e filhoses ou com os originais e inovadores pratos, como a tibórnia vegetariana, a tibórnia de lombinho com redução de vinho do porto e castanhas glaciadas ou a tibórnia doce. 

Desafiamo-lo a provar os mil e um sabores do Azeite Beirão!

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO

Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt