“ CORAÇÃO QUE É LIVRE FICA"

03/28/2019

Há Teatro na Moagem

Imagem eventos

Do paradoxo e da metáfora “É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não nos saímos de nós”. (José Saramago) Numa época em que, cada vez mais, se percebe a exclusão do outro, enquanto, de facto, se vai sedimentando toda uma cultura que impõe o idêntico, surge na Estação Teatral a oportunidade de observar (a partir do romance “Chiquinho”, de Baltasar Lopes da Silva) todo um país, no início do século XX, marcado pela fome, pela pobreza, pela seca. A exclusão do outro edifica essa espécie de “eu-semelhante” que hoje se produz (verdadeiro “bem-social” que é posto a circular a toda a brida com um cartão de débito e crédito) e que, no surto dessa velocidade, não mais se desdobra em nada ou em ninguém. Não existindo o outro - entre o paradoxo e a metáfora – o ser humano é a encarnação da própria insularidade.

Não existe. Neste Cabo Verde aqui evocado pelo cunho da Estação Teatral, o teatro sempre como arte do encontro e do desdobramento. Numa criação que prossegue a pesquisa e a linguagem desta companhia, a proximidade e a distância estarão sempre entretecidas, quando VER, afinal, é importante na medida em que também se é VISTO. E também essa exata ideia de que toda a proximidade traz inscrita em si a distância como seu contrário dialético. Destas tensões vivas, a arte da encenação como escrita central e o teatro como uma totalidade.

Nuno Pino Custódio

Direção e Dramaturgia: Nuno Pino Custódio em cocriação com Carlos Pereira, Diana Taborda, Heloísa Simões e Tiago Sarmento

Assistência de Direção: Tiago Poiares

Design de Cena: Patrícia Raposo

Direção Musical: Pedro Rufino

Desenho de Luz e Operação Técnica: Pedro Fino

Sonoplastia: Alberto Diogo e João Amaral

Confeção de Figurinos: Alfaiataria Juvenal e Manuela Carvalho

Design de Comunicação: Hugo Landeiro D.

Produção Executiva: Francisca Vidal

Direção de Produção: Alexandre Barata

Atores: Carlos Pereira, Diana Taborda, Heloísa Simões e Tiago Sarmento Músicos: Alexandre Barata, Paula Galhano e Pedro Rufino

Público geral – 2€ - Preço único