“Mulheres Móveis”

04/14/2018

Astro Fingido Associação Cultural

Imagem eventos

No âmbito do Projeto Artéria vem ao Fundão a peça “Mulheres Móveis” da Astro Fingido Associação Cultural

Mulheres Móveis é uma viagem documental e ficcionada pelas histórias e memórias das carreteiras, mulheres que transportavam os móveis à cabeça no concelho de Paredes em tempos que já lá vão.

Um espetáculo visual e musical que pretende homenagear as mulheres carreteiras, partindo dos seus testemunhos e do contributo do imaginário do poeta italiano Tonino Guerra.

Maria, Letinha, Justa e Sãozinha serão as últimas carreteiras, aquelas que nos trazem o testemunho de um tempo de miséria e trabalho duro, sem prémio. Mas as palavras de Tonino Guerra não nos permitiram pintar de cinzento o seu tempo, porque “a pobreza ajuda à fantasia. Na pobreza vive-se sob uma chuva de desejos suspensos”.

Talvez estas mulheres não tenham feito história (raramente o seu trabalho é mencionado quando se fala no desenvolvimento económico da região do Vale do Sousa, apesar da sua intervenção pioneira na indústria do mobiliário), mas deixaram, seguramente, um pouco da sua alma nos passos que deram.

Foi esse caminho de dor e sacrifício, pontuado por momentos de alegria e forte solidariedade, que quisemos trilhar.

Ficha Artística e Técnica
Dramaturgia e Encenação | Fernando Moreira
Música| Carlos Adolfo
Coreografia e Movimento Andrea Gabilondo