Encontros Cinematográficos

04/30/2018

De 27 a 30 de Abril

Imagem eventos

Os "Encontros Cinematográficos", no Fundão desde 2013, não são um festival de cinema, no sentido em que não há passadeira vermelha, nem prémios, nem competição ou concorrência, nem tese académica a corroborar, nem camião de realizadores a exportar.

A sua génese é a generosidade, o encontro informal de pessoas em torno da sétima arte, a programação partilhada com realizadores e críticos, os afectos entre aqueles que fazem desta arte o seu ofício contra ventos e marés.

Os “Encontros Cinematográficos” regressam ao Fundão, dias 27, 28, 29 e 30 de Abril, com convidados e filmes de grande qualidade, contando com a presença dos realizadores Marta Mateus, Pierre-Marie Goulet, Pablo Llorca e Ana Luísa Guimarães. Os “Encontros” abrem com o celebrado “Farpões Baldios” de Marta Mateus e fecham com o clássico “Douro, Faina Fluvial” de Manoel de Oliveira, musicado ao vivo pelo pianista Bruno Belthoise. Esta oitava edição tem na evocação de Michel Giacometti um dos seus pontos fortes, com uma projecção especial na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes da série “Povo que Canta”, eco que se prolongará depois na Moagem com as projecções de “Polifonias – Paci è saluta, Michel Giacometti” e “Encontros” de Pierre-Marie Goulet, e uma conversa aberta que contará com testemunhos de Fernando Paulouro e de Virgínia Dias, entre outros.

Encontro também com o realizador Pablo Llorca, o actor Luís Miguel Cintra e o ex-director da Cinemateca Espanhola Miguel Marías no seguimento dos extraordinários filmes “Uno de los dos no puede estar equivocado” do realizador espanhol e “Espelho Mágico” de Manoel de Oliveira. Encontro por fim com o filme “Nuvem”, obra única de Ana Luísa Guimarães, acontecimento assinalado com as presenças do Director da Cinemateca José Manuel Costa e do cineasta Manuel Mozos. No Espaço Comuna (centro do Fundão), ainda se lança o livro “Uma Viagem pelo Cinema Americano” (A.23 Edições) de João Palhares e José Oliveira e haverá também lugar para uma sessão surpresa.

O programa completo pode ser consultado em encontroscinematograficos.luzlinar.org. A organização é da Associação Luzlinar e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa. A entrada é livre para todos os filmes e conversas.

PROGRAMA:

SEX 27 – BLOCO I

21h30 FARPÕES BALDIOS – Marta Mateus, 2017, Portugal, 25 min

22h00 Encontro com Marta Mateus e Patrick Holzapfel, moderação de Sílvia das Fadas

23h00 A CORNER IN WHEAT – D. W. Griffith, 1909, EUA, 14 min / WHAT DO YOU THINK? TUPAPAOO – Jacques Tourneur, 1938, EUA, 11 min

SÁB 28 – BLOCO II

11h00 Igreja Matriz de Aldeia de Joanes: POVO QUE CANTA (episódios na Beira Baixa) – Alfredo Tropa e Michel Giacometti

15h00 POLIFONIAS – PACI È SALUTA, MICHEL GIACOMETTI* – Pierre-Marie Goulet, 1998, Portugal/França, 80 min

16h30 ENCONTROS – Pierre-Marie Goulet, 2006, Portugal/França, 105 min

18h30 Encontro com Pierre-Marie Goulet, Fernando Paulouro, Adelino Gomes, Virgínia Dias, moderação de Marta Ramos.

22h00 Filme Surpresa

DOM 29 – BLOCO III

14h30 UNO DE LOS DOS NO PUEDE ESTAR EQUIVOCADO – Pablo Llorca , 2007, Espanha, 80 min

16h00 ESPELHO MÁGICO – Manoel de Oliveira, 2005, Portugal, 137 min

18h30 Encontro com Pablo Llorca, Miguel Marías e Luís Miguel Cintra, moderação de Sérgio Alpendre.

21h30 Espaço Comuna (centro do Fundão): Lançamento do livro “Uma Viagem pelo Cinema Americano” (A.23 Edições) de José Oliveira e João Palhares apresentado por José Lopes, com as presenças dos autores e do editor Ricardo Paulouro Neves

22h30 Espaço Comuna: LUCKY STAR – Frank Borzage, 1929, EUA, 99 min + Apresentação em vídeo por Chris Fujiwara

SEG 30 – BLOCO IV

15h00 NUVEM – Ana Luísa Guimarães, 1991, Portugal/França, 99 min

17h00 Encontro com Ana Luísa Guimarães e José Manuel Costa, moderação de Manuel Mozos.

18h00 O REGRESSO – Andrey Zvyagintsev , 2003, Rússia, 105 min

21h30 Filme-concerto DOURO, FAINA FLUVIAL – Manoel de Oliveira, 1931, Portugal, 20 min, musicado ao vivo pelo pianista Bruno Belthoise + Apresentação de José Manuel Costa.