+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Todos os eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
4
11
18

Áreas da governação

Ação social

Ação social

Áreas de Governação
Ambiente

Ambiente

Áreas de Governação
Cultura

Cultura

Áreas de Governação
Desporto

Desporto

Áreas de Governação
Educação

Educação

Áreas de Governação
Proteção Civil

Proteção Civil

Áreas de Governação
Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

Áreas de Governação
Turismo

Turismo

Áreas de Governação
Urbanismo

Urbanismo

Áreas de Governação
Agricultura e Desenvolvimento Rural

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Áreas de Governação

 

Exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos”.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, às quais o Museu Arqueológico do Fundão se associou e que têm por tema na presente edição “Património e Educação”, o Município do Fundão irá prolongar, até dia 31 de janeiro de 2021, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a abertura da exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos”.

A mostra reúne as obras conhecidas deste esquecido artista nascido na Corunha, em 1874, e falecido no Fundão, em 1956. Fixou residência no Fundão em 1917 e aí desenvolveu trabalhos na área da cenografia, do desenho, da arquitetura e da pintura.

Arturo Lema é o autor dos caixotões pintados da capela mor da Igreja Matriz do Fundão e dos murais historicistas que cobrem as paredes da eclética “Casa do Castelo”. Durante muitos anos, alguns dos cenários que pintou para peças teatrais locais decoraram o Café Monumental, um dos principais espaços de sociabilidade do Fundão, nas décadas de 40 e 50 do século passado.

Segundo o escritor Fernando Paulouro, o pintor “viera de Madrid, no começo do século, por cá ficou e fez família. Gostou da terra e da gente. (…) Olhava os verdes da Gardunha e deslumbrava-se com o seu cromatismo outonal. Queria levar tudo isso para as suas telas. Mas a arte, e a pintura especialmente, não faziam então – como hoje ainda não fazem – parte do quotidiano. Viver da pintura era condenação à miséria, angústia anunciada para o almoço e para o jantar. D. Arturo Lema inventava suplementos de alma”.

A exposição pretende religar a personalidade à memória coletiva da cidade e apresenta obras dos géneros que mais cultivou: a paisagem e o retracto que espelham o espaço natural e social do Fundão da época.
Devido aos constrangimentos causados pelo surto de COVID-19, a visita irá obedecer ao uso obrigatório de máscaras, à higienização de mãos e à limitação de acessos à sala.

Em data a anunciar será realizada uma conversa aberta online sobre a vida e a obra do pintor e o lançamento do catálogo da mostra. A exibição de um documentário sobre a “Casa do Castelo” e o passeio pedestre “Paisagem e Lendas: As Telas Vivas de Arturo Lema”, que irá percorrer alguns locais do imaginário pictórico do malogrado pintor galego-fundanense, completarão o programa associado à exposição.

A exposição “Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00, e a entrada tem o custo de 1€.

 

Imprimir

Serviços ao cidadão


BUPI - Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.

Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.

Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt

 

Plataforma de ensino assistido

SIGA

Refeições escolares

Investir no Fundão

Guia do investidor

#movetofundao

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais