Fundão assinala Dia Internacional das Migrações

O Município do Fundão irá assinalar o Dia Internacional das Migrações, com a realização de um conjunto de atividades dinamizadas pelo Centro para as Migrações do Fundão, entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2023, nomeadamente:

A Caminhada pela Diversidade irá realizar-se no dia 16 de dezembro, sábado, às 14h30, consistindo numa caminhada pela cidade do Fundão, numa atividade de celebração da diversidade e inclusão, numa parceria com os Caminheiros da Gardunha.

 

Inserido na programação do Cineclube Gardunha, no dia 16 de dezembro, sábado, às 21h30, no Centro para as Migrações do Fundão, e no âmbito do ciclo “Janela para o Mundo”, será exibido o filme “Um rio chamado Titas”, de Ritwik Ghatak, “em que uma saga multigeracional que flui com os rituais da vida cotidiana”.

 

No dia 17 de dezembro, domingo, às 15h00, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, terá lugar a apresentação do livro “Inventário das Travessias – Antologia de Poesia”, de vários autores.

 

“Este inventário das Travessias liga vozes e rotas que se entrecruzam em caminhos onde circulam sentires e geografias, origens e desejos, partidas e chegadas, asseverando que para além de raízes sedentárias do corpo e do espírito, a vida é sempre uma soma de fronteiras. As palavras espelham vivências e encandeiam âmagos, entrecruzando-se em alargados territórios e mares de interrogação”.

A apresentação do livro irá contar com a presença de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão; Pedro Salvado, Diretor do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro; e do escritor Manuel da Silva Ramos.

 

De seguida terá lugar a leitura de poemas por Anna Kramar, Aída Costa, Carlos D’Abreu, Maria de Lurdes Gouveia, Manuel Silva Terra e Tomás Acosta Píriz.

 

A finalizar será realizada uma visita guiada à instalação “Travessia dos Principezinhos”, de Veronika Kalinichenko, Vishnu Mohan e Ziagul Yosofi, produzida no Laboratório de Artes José Vilhena, dinamizado por Gabriel AV, no Centro para as Migrações do Fundão.

 

 

Irá realizar-se, no dia 18 de dezembro, segunda-feira, às 15h00, na Praça do Município do Fundão, um workshop de origami – barcos de papel reciclados, em que os participantes irão construir o seu barco e “juntar-se à viagem”, na apresentação à comunidade da instalação “Travessia dos Principezinhos”, produzida no Atelier de Artes do Centro para as Migrações do Fundão, numa parceira com o Matriz9G.

 

O Dia Internacional das Migrações é assinalado anualmente a 18 de dezembro.

Imprimir