Autarquia reconhece interesse municipal a três empresas do concelho do Fundão

No seguimento da estratégia do Município do Fundão em matéria de atração de investimento, fomento da inovação e promoção do emprego, a Câmara Municipal do Fundão aprovou, por unanimidade, na última reunião do Executivo Municipal, o reconhecimento de interesse municipal das empresas 2Keep – Fabrico de Produtos Metálicos, Lda, Encosta Negral, Lda e PH9.5, Lda.

Foi ainda aprovado atribuir a estas empresas uma redução de 75% no Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), para efeitos de aquisição de imóveis.

No total estas empresas irão criar perto de 50 postos de trabalho, nas localidades do Fundão, Pêro Viseu e Silvares.

A 2Keep – Fabrico de Produtos Metálicos, Lda. existe desde o ano de 2018, na fabricação de produtos forjados, posicionada nos segmentos de estampados e laminados, mais especificamente no polimento de peças metálicas, com um investimento total de 860.000 euros. Neste momento conta com 12 postos de trabalho e pretende ampliar e desenvolver o seu projeto de investimento, prevendo a criação de mais 30 postos de trabalho.

Encosta Negral, Lda. pretende criar um novo empreendimento turístico de tipologia de Turismo em Espaço Rural, denominado NEST ECO RESORT & NATURE posicionada nos segmentos de turismo de natureza e turismo rural, com um investimento total de cerca de 882.000 euros na Pêro Viseu. A empresa prevê a criação imediata de seis postos de trabalho.

A empresa PH9.5, Lda. foi constituída em 2018, com o objetivo de fabricar e comercializar sabão e outros produtos similares de barbearia, prevendo um investimento previsto de 470.000 euros, na Zona Industrial de Silvares. O investimento obteve parecer favorável do IAPMEI a 15 de fevereiro de 2021 e prevê a criação de cerca de 10 postos de trabalho.

A aprovação do interesse municipal destas empresas tem em consideração que o desenvolvimento socioeconómico do território se alicerça na competitividade e sustentabilidade dos investimentos e projetos empresariais.

O Município do Fundão tem vindo a criar instrumentos e normas regulamentares que visam fomentar o investimento e a competitividade, dirigidos a empresas instaladas e a novos investimentos.

Com estes apoios pretende-se reduzir as assimetrias de desenvolvimento face a outros territórios, ao mesmo tempo se promove um território competitivo, numa estratégia de dinamização da economia local, em que se promove a diversificação, a valorização, a capacitação e a internacionalização.

 

No âmbito do Regime de Incentivo Extraordinário ao Investimento do Município do Fundão foram reconhecidas, nos últimos anos, mais de 60 empresas como sendo de Interesse Municipal, em que perto de 80% dessas empresas têm a sua génese em investidores e empresários fundanenses.

Imprimir