Comemorações do Centenário do Batismo de Amália Rodrigues

Assinalam-se hoje, dia 6 de julho, os 100 anos do batismo de Amália Rodrigues, que ocorreu em 1921, na Igreja Matriz da Paróquia do Fundão, diocese da Guarda.

De forma a assinalar esta data, a Paróquia do Fundão, em parceria com o Município do Fundão e a União de Freguesias do Fundão, irá promover, no dia 10 de julho, sábado, um programa religioso e cultural de homenagem a Amália Rodrigues.

No sábado, às 19h00, na Igreja Matriz do Fundão, será celebrada a Missa de ação de graças, que terá um coro litúrgico constituído por jovens músicos do concelho do Fundão. Este coro irá assegurar o canto na liturgia, sendo acompanhado por instrumentos que habitualmente acompanham o fado: a guitarra portuguesa, a viola de fado e o baixo ao estilo de fado.

Às 21h30, a Igreja Matriz do Fundão receberá um concerto musical, no qual serão cantados fados do repertório de Amália Rodrigues.

Irão participar nestes atos Francisco Pereira (Guitarra Portuguesa), Carlos Viçoso (Viola Fado), Francisco Mendes (Viola Baixo) e Dina Pinto (Voz – Solista). O coro é constituído por Alexandra Costa, Alexandre Roque, António Antunes, Maria Mendes, Catarina Martins, Francisco Barata, João Dias e Maria João Pacheco. O projeto musical é coordenado pelo professor André Prata, responsável pelos arranjos musicais.

A missa e o concerto estão sujeitos à limitação de lugares, de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde. O bilhete para o concerto é gratuito, mas é necessário levantar previamente o bilhete n’ A Moagem – Cidade de Engenho e das Artes ou na Secretaria Paroquial, nos respetivos horários de expediente. Poderá obter qualquer esclarecimento adicional através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032.

No sábado, a Igreja Matriz estará encerrada durante todo o dia para as montagens técnicas, abrindo 30 minutos antes da Missa e 30 minutos antes do concerto.

A par destas iniciativas, o Município do Fundão promoveu, no dia 4 de julho, a sétima edição do Concurso de Fado “Amália Rodrigues” e tem patente, até dia 5 de setembro, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a exposição “Amália e a Polifonia Beirã”, com curadoria de Pedro Novo.

Na quinta-feira, dia 8 de julho, assinalam-se ainda os 20 anos da trasladação do corpo de Amália Rodrigues para o Panteão Nacional.

Amália Rodrigues nasceu em 1920, tendo sido registada a 23 de julho, na freguesia de Penha, em Lisboa. Foi batizada a 6 de julho de 1921 na Paróquia do Fundão, tendo falecido a 6 de outubro de 1999.

Imprimir