XXVI Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana realiza-se no Fundão

O Fundão vai ser a sede, entre os dias 22 e 25 de março de 2022, da XXVI edição do Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana, subordinado ao tema “Territórios, Migrações e Fronteiras”, numa organização do Município do Fundão em colaboração com a Universidade de Salamanca e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Considerada uma das mais relevantes do espaço Ibero-Americano, a reunião irá unir instituições académicas e científicas de distintas geografias, profissionais, instituições e centros académicos de dez países e irá abranger áreas como a antropologia, a sociologia, a história, a economia ou a política, procurando analisar diversas problemáticas dos fenómenos migratórios na sociedade contemporânea.

No primeiro dia do Congresso irá ser prestada uma homenagem à Professora Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade, com a atribuição da Medalha de Ouro do Município do Fundão como reconhecimento do seu trabalho e ligação a este território da Beira Interior.

Durante o Congresso será assinado um protocolo de cooperação entre o Município do Fundão e a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” da Universidade Lusófona, que irá estabelecer as bases para o desenvolvimento de projetos nas áreas da museologia e de investigações associadas à temática das migrações.

Segundo Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “o nosso território tem-se assumido como uma referência nos estudos das migrações em escalas Ibero-Americanas e Europeias. Vamos continuar a aprofundar as relações com estas geografias reforçando as funções associadas ao nosso Centro para as Migrações, projeto exemplar de escala nacional nos domínios do acolhimento e da inserção social e cultural dos fluxos migratórios. Para além da coordenada humanista cumpridora dos direitos do homem, consideramos ser fundamental a ligação do desempenho político com as Universidades, por forma a atualizar as nossas boas práticas de trabalho. O Congresso será também um momento de reconhecimento para homenagearmos a Professora Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade, uma investigadora muito ligada à nossa identidade cultural, fundadora do espírito de acolhimento da nossa terra, marca da nossa identidade, começada a ser enraizada por António Paulouro enquanto diretor do Jornal do Fundão”.

A realização do Congresso no Fundão resulta de um protocolo de colaboração estabelecido em 2020 entre o Município do Fundão e a Universidade de Salamanca e irá ter lugar n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes com entrada gratuita sujeita a inscrição prévia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou da página de internet https://www.ciai2022.org/. Poderá também assistir através do facebook do Congresso (https://www.facebook.com/CIAI2022) ou da autarquia do Fundão (https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao).

Consulte toda a informação e o programa completo em https://www.ciai2022.org/.

 

Imprimir