Fundão presente na terceira edição do Festival de Ciência do Vale do Côa

No âmbito da missão da Ciência Viva de promover o acesso generalizado à cultura científica, O Museu do Côa – Centro Ciência Viva, a Agência Ciência Viva, a Plataforma de Ciência Aberta e a ATNatureza promoveram, nos dias 25 e 26 de abril, na cidade de Pinhel, a terceira edição do Festival de Ciência do Vale do Côa.

O Fundão esteve representado com a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, que teve oportunidade de dar a conhecer o trabalho desenvolvido, assim como promover diversas iniciativas nas tipologias de “Banca de Ciência”, “Oficina de Ciência” e “Encontro com Cientista”, nomeadamente:

À Conversa com o Cientista 

A utilização das Culturas in Vitro na Preservação do Germoplasma, com José Gonçalves | Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

A conservação de material vegetal in vitro tornou-se cada vez mais importante à medida que as técnicas in vitro se foram desenvolvendo e constituindo uma importante alternativa aos métodos mais convencionais de preservação de germoplasma. Foram abordadas atividades práticas relacionadas com a manipulação in vitro e casos práticos de conservação por crescimento lento e por criopreservação.

Oficina de Ciência

Com Contos, Peso e Medida: A Ciência das Estórias – A Ciência que tira nódoas, por Sofia Santos | Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias

As estórias infantis podem ser o ponto de partida para a exploração de várias temáticas científicas e… as nódoas de cereja também! À sombra das cerejeiras e embalados pela leitura do conto infantil “Dias felizes de uma nódoa teimosa”, de Isabel Zambujal, miúdos e graúdos descobriram que a ciência também lava roupa, porque com pouca água e muita ciência não há nódoa que resista. Esta atividade esteve inserida no ciclo mensal de atividades para famílias "Com contos, peso e medida: a ciência das estórias" – que a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias organiza em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.

Banca de Ciência

. Sistema SOFIS com cerejeira - deteção  de necessidades nutricionais das plantas.

. Smart Garden – sistema que mede e gere a % de água  e luz que a planta necessita (parceria Fab Lab e Pin Maker).

. Ovelha de madeira com georreferenciador - app no telemóvel que permite a localização das ovelhas, neste caso, exemplificado com uma ovelha de madeira.

. Óculos 360º da Casa da Cereja com os filmes do "Ciclo da Cereja" e "Cesteiros".

Imprimir