Fundão com mais 450 postos de trabalho na área tecnológica

O Município do Fundão e a empresa tecnológica LABSXD assinaram na passada sexta-feira, dia 8 de julho de 2022, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no Fundão, um protocolo que irá permitir a criação de 450 postos de trabalho altamente qualificados.

Estes empregos irão juntar-se aos mais de 1.000 empregos criados no âmbito da estratégia de desenvolvimento do concelho do Fundão focada na criação de valor, atração de investimento, emprego e inovação.

Para receber estes postos de trabalho será criado o Campus Tecnológico Integrado das Tílias, que será constituído por espaços de acolhimento empresarial, de incubação e aceleração, áreas formativas, de educação e laboratoriais, zonas de coworking e de eventos, mas também por oferta habitacional e serviços de hotelaria, alojamento e restauração.

Para o desenvolvimento desta infraestrutura foram assinados protocolos entre o Município do Fundão e a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e entre esta entidade e a empresa LABSXD, em que se estabelece que a autarquia irá adquirir um imóvel e uma parcela de terreno nas imediações do Parque e Variante das Tílias, assim como proceder ao arrendamento do imóvel conhecido como Estalagem da Neve, todos propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Fundão. A empresa ficará responsável pelo desenvolvimento de um projeto imobiliário, nos terrenos situados a sul da Variante das Tílias, que irá permitir aumentar a oferta habitacional na cidade do Fundão.

O Município do Fundão irá agora proceder à reabilitação do imóvel “Estalagem da Neve” e proceder à construção de um edifício de serviços de base tecnológica, com uma área aproximada de 3.000 m2.

A criação do Campus Tecnológico Integrado das Tílias irá implicar um investimento de cerca de cinco milhões de euros, prevendo-se a obtenção de financiamento a 85%.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “este campus virá reforçar a estratégia local de inovação e de investimento na área das novas tecnologias, área que já permitiu a instalação de mais de mil engenheiros informáticos e programadores no concelho do Fundão. Estamos a construir espaços para atrair o investimento na área tecnológica. O Campus Tecnológico reforça a ideia da cidade do Fundão como Hub, aproximando ainda mais os locais de trabalho, de habitação e de espaços de lazer e viver”.

Jorge Gaspar, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, referiu que “com este protocolo, estamos a defender os interesses das pessoas do concelho do Fundão e das instituições. Irão criar-se 450 postos de trabalho e habitações para essas pessoas. Estão a ser criadas condições para fixar pessoas no Fundão. Muitas dessas pessoas são, por exemplo, casais com filhos, que serão inscritos nas creches, nos jardins-de-infância e nas escolas. Este projeto deve deixar-nos a todos satisfeitos”.

Flávio Motta, mediador do investimento, refere que “trazendo o DNA da Labs, que é um DNA de inovação e de excelência, vai ser um projeto executado com excelência e que irá gerar 450 postos de trabalho. Vai ser bom para a Labs e para a estratégia definida pelo Fundão”.

Imprimir