Apresentação de encontro internacional de desenvolvimento comunitário e Museus-não-Museus

Irá realizar-se, no dia 27 de julho, quarta-feira, às 17h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, a conferência de imprensa para apresentação do Encontro Internacional de Desenvolvimento Comunitário e Museus-não-Museus.

O Fundão irá receber este encontro nos dias 3 e 4 de setembro de 2022, numa iniciativa promovida pelo Município do Fundão e o ICOM – International Council of Museums, que contará com oradores como Bruno Brulon, Hector Valverde, Hugues de Varine, Luís Raposo, Xaver de la Selle, Daniela Carvajal Enrique, Hugo Calle Forrest, Karin Weil, Oscar Navajas e Raul Dal Santo.

Nos últimos anos, o ICOM discutiu uma nova definição de museu, que deverá ser adotada durante a Conferência Mundial a ter lugar em Praga, no final de agosto. Tudo indica que a nova definição falará pela primeira vez em “comunidades” – e também em acessibilidade, inclusividade, diversidade e sustentabilidade.

A nova definição de museu do ICOM vem confirmar a importância de numerosas modalidades de museus diferentes dos tradicionais: de comunidade, de território, ecomuseus, extensivos, entre outros. No entanto continuarão a existir campos de fronteira entre o “ser museu” e o “não ser museu”. De tudo isto se falará neste Encontro Internacional, com “casos de estudo” e propostas conceptuais.

Imprimir