Nota de Pesar - António Salvado

O Município do Fundão manifesta publicamente o pesar pelo falecimento, aos 87 anos de idade, de António Forte Salvado, poeta contemporâneo português várias vezes distinguido.

Natural de Castelo Branco, António Salvado licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1959, tendo tido a oportunidade de frequentar a Universidade de Sorbonne, em Paris. Exerceu posteriormente docência em Lisboa, Luanda e Castelo Branco.

Começou a sua carreira poética na sua adolescência quando publicou “Poemas de Alma” e não mais parou. O seu primeiro livro de poesia intitulado “A Flor e a Noite” foi lançado em 1955, quando tinha 18 anos. Muitos dos seus poemas integraram antologias portuguesas e estrangeiras e foram traduzidos em diversas línguas, tendo desempenhado um papel relevante na consolidação e difusão do cânone literário português.

A sua obra valeu-lhe a atribuição de vários prémios, onde se distinguem a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal em 1988, e a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, atribuída em 2010 pelo Presidente da República. Em outubro de 2016, recebeu o doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade da Beira Interior.

Entre 1974 e 1989 foi Diretor-Conservador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

O Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão

Imprimir