Fundão instala Estações Meteorológicas e Sistema em Rede de Armadilhas Inteligentes

O Município do Fundão anunciou, no passado dia 5 de maio de 2023, a instalação em rede de um conjunto de estações meteorológicas e de um sistema em rede de armadilhas inteligentes para monitorização de pragas no sector agrícola, em todo o concelho do Fundão.

Este anúncio teve lugar durante o Workshop Internacional “Doenças emergentes para a hortofruticultura em Portugal”, que decorreu no Centro Agrotech do Fundão e teve como intuito contribuir para a transferência efetiva de resultados e conhecimentos diferentes públicos-alvo na temática das doenças das plantas.

A instalação em rede de um conjunto de estações meteorológicas disseminadas pelo concelho do Fundão permite disponibilizar informação imediata, através de uma plataforma ‘online’, bem como relatórios climáticos mensais, sobre a temperatura e humidade relativa, precipitação, humectação, folha molhada, horas de frio, radiação solar e velocidade do vento, entre outros.

Na implementação das várias estações foram tidos em consideração vários aspetos relacionados com o índice cultural, a atividade frutícola, relevo ou orografia e local representativo da zona envolvente.

A instalação de um sistema em rede de armadilhas inteligentes em todo o concelho do Fundão para monitorização de pragas tem por objetivo, numa primeira fase, capturar Drosófila de asa manchada / suzukii e antecipar, prever e combater, de forma muito mais eficaz, esta praga. Numa segunda fase, o sistema também prevê a possibilidade de poder monitorizar outros problemas, estando a ser analisada a possibilidade de estas armadilhas poderem capturar os (insetos) vetores da xylella fastidiosa.

É do conhecimento geral que o tratamento e disponibilização dos dados recolhidos na atividade agrícola serão uma vantagem competitiva neste século e, neste sentido, o Município do Fundão tem por objetivo disponibilizar, no mínimo, uma solução integrada que permita a recolha e tratamento de dados, em contínuo, em toda a área do concelho.

A informação produzida por estes novos instrumentos será devidamente tratada e disponibilizada para todos os agricultores e associações, graças a um trabalho em rede que possibilitará o cruzamento dos dados recolhidos e ou resultados obtidos com as demais entidades públicas, como a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., os Colab’s (Laboratórios Colaborativos) e as Universidades.

Imprimir