Entrega de Medalha de Mérito Cultural a Hugues de Varine marca abertura das instalações do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património no Fundão

O Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, irá assinalar, no dia 22 de setembro de 2023, as Jornadas Europeias do Património, com a abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA), o lançamento da Rede de Museus da Cova da Beira e a atribuição da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine, entregue pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O CETMOPA, situado no Solar Vaz de Carvalho/Design Factory, na rua da Cale, é criado pelo Município do Fundão depois da doação à cidade e ao País do acervo bibliográfico e documental de Hugues de Varine, grande conhecedor da Cova da Beira, considerado o “pai” da eco museologia e sobretudo “pessoa inspiradora e socialmente comprometida com o desenvolvimento cultural e sustentável”. Este centro tem na base de trabalho a cooperação intermunicipal e internacional nos domínios do património, da museologia, das mobilidades e do desenvolvimento local e cultural ao serviço do desenvolvimento sustentável.

Para Luís Raposo, membro do Conselho Executivo do ICOM e Presidente do Conselho Diretivo do CETMOPA, “as expectativas para o CETMOPA são imensas, a ponto de compreensivelmente já causarem alguma ansiedade junto de todos aqueles que aguardavam este lançamento oficial. Uma iniciativa quase de lançamento foi a do Encontro Internacional Desenvolvimento Comunitário e Museus-não-Museus, que teve lugar em setembro passado, ocasião em que se discutiu pela primeira vez a nível mundial as implicações da nova definição de museu pelo ICOM sobre a museologia comunitária, que justamente constitui um dos focos do CETMOPA. Esperam-se agora novas atividades nos eixos da mobilidade e do território”.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “este é o momento ideal para que o CETMOPA comece a laborar em pleno nos seus três eixos orientadores – o território, as mobilidades e o património -, sempre perspetivando e orientando-se pelos princípios da inovação social, ultrapassando as respostas tradicionais aos problemas que decorrem das mudanças sociais, económicas e culturais, e contribuindo com novas e diversas estratégias e recursos, não descurando o envolvimento decisivo da sociedade civil”.

Na ocasião será instituída a Rede de Museus da Cova da Beira, que pretende desenhar estratégias comuns nos domínios da museologia e da promoção do património entre os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor.

Na cerimónia será entregue a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a Hugues de Varine, vulto da museologia mundial e cujo fundo documental e bibliográfico doado a Portugal está na origem do CETMOPA.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e conservação do património cultural. Este ano o tema escolhido para as jornadas foi “Património Vivo” e, no Fundão, irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

11h30  Sessão de abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA)

11h45  Apresentação da Rede de Museus da Cova da Beira

12h15  Assinatura do Protocolo da Rede de Museus da Cova da Beira

12h30  Entrega da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine

 

De seguida irá realizar-se uma visita ao espaço do CETMOPA.

Imprimir