Fundão adere ao projeto “Por um país com bom ar”

Promovido pela Associação Portuguesa do Ambiente

O Município do Fundão assinou, no dia 4 de junho, na Pampilhosa de Serra, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, o protocolo de cooperação “Por um país com bom ar”, numa cerimónia promovida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em conjunto com a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Esta campanha defende o uso de mobilidade elétrica, o alargamento das restrições à circulação de carros poluentes e mais antigos, a criação de “zonas de zero emissões”, onde só se possa andar a pé, de bicicleta ou com veículos elétricos, a promoção do uso de transportes coletivos, deslocações a pé ou de bicicleta, a realização de revisões periódicas do veículo, a aposta na mobilidade partilhada e a condução eficiente.

Correspondendo ao interesse crescente para as questões de poluição do ar, pretende-se alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal na proteção da qualidade do ar. Para alcançar esse desígnio criou-se um projeto para a dinamização de compromissos e iniciativas, mobilizando diferentes intervenientes para o desafio da preservação e melhoria da qualidade do ar.

Segundo a APA, Portugal está nos dez países que apresentam melhor qualidade do ar, entre os 41 países presentes no relatório da Agência Europeia do Ambiente, mas mesmo assim cerca de 6000 pessoas morrem prematuramente por ano em Portugal devido à poluição atmosférica.

Nesta cerimónia foram assinados protocolos de colaboração entre a APA e 22 entidades.

« Julho 2019 »
SegTerQuaQuiSexSábDom