Fundão pensa Educação e Museus e homenageia Hugues de Varine

Seminário do Conselho Internacional de Museus (ICOM)

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) Portugal, em conjunto com o ICOM Europa, Organização Mundial dos Museus e dos Profissionais de Museus, e com o apoio do Município do Fundão, irá realizar, nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Fundão, o seminário “A ação educativa em museus comunitários”.

Este seminário encontra-se no espírito das missões do ICOM e procura estabelecer e analisar a relação entre museus, comunidades e educação principalmente em territórios de baixa densidade. “Memória e comunidade” ou como os museus e as escolas podem desenvolver estratégias participativas para dar voz à comunidade local e o património como expressão de diferentes culturas e migrações serão alguns dos temas abordados durante os três dias.

O seminário irá percorrer a sede das Aldeias do Xisto na Barroca, o Cabeço do Peão, a Casa das Memórias António Guterres, entre outros locais da realidade museológica do concelho do Fundão.

Hugues de Varine, Luís Raposo, Mário Moutinho, Mário Antas, Fernando Paulouro, Maria Beatriz Rocha Trindade, Olaia Fontal Merillas, Agostinho Janeira, Miguel Feio, Rosalia Vargas, Luís Mota Figueira, Dina Ramos, Moana Campos Soto, Pedro Salvado, Lola Alvarez, Jorge Torres, Carla Augusto, Filomena Barata, Rui Simão, Manuel Ferreira, Ana Julia Yanase de Rezende, Ana Marcela Villalpando Aranda, Nuno Francisco, Bruno Navarro, Sílvia Garcia Ceballos, Maria do Carmo Mendes, Andreia Filipa Conceição, Eduardo Cunha, Mónica Cardoso e Eunice R. Lopes serão, entre outros, alguns dos intervenientes.

O seminário terá o seu início na segunda-feira, dia 24 de junho, pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, com a sessão de reconhecimento e entrega da medalha de ouro da Cidade do Fundão a Hugues de Varine, museólogo de renome mundial, grande conhecedor das realidades culturais do território que o Fundão centra.

Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus – ICOM, de 1965 a 1974. É o criador do termo ecomuseu, ideia que surgiu a partir do esforço em gerar um novo termo para abarcar as formas experimentais de museus que seriam teorizadas no pensamento acerca da Nova Museologia, desenvolvida nos anos 80 sob a sua influência. Entre 1982 e 1984, dirigiu o Instituto Franco-Português de Lisboa, tendo desempenhado, em colaboração com o Jornal do Fundão, um papel notável na construção e afirmação do projeto europeu e nas relações culturais e identitárias entre o Fundão e as comunidades de emigrantes.

« Julho 2019 »
SegTerQuaQuiSexSábDom