O Museu visto pelas Crianças

No Museu Arqueológico Municipal José Monteiro

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho do Fundão, irá levar a efeito, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra de desenho “O Museu visto pelas Crianças”, que estará patente ao público entre os dias 11 de dezembro de 2018 e 15 de janeiro de 2019.

A exposição resulta duma atividade lúdico-pedagógica, em que as crianças, a partir de uma visita guiada ao percurso expositivo do Museu, são convidadas a participarem numa oficina de desenho à vista onde aprendem algumas técnicas, escolhendo cada uma a sua peça. Podem, também, preferir fazer uma composição visual relativa a uma parte teórica ou expositiva do Museu. Deste modo, para além da promoção do desenho como forma de expressão e da passagem de técnicas de desenho, explorando a motricidade fina e o aprender a ver, pretende-se também dar o contributo para o desenvolvimento da consciência patrimonial nestes níveis etários.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, “esta atividade é muito importante na religação do Museu à comunidade escolar. Os serviços educativos têm sido capazes de explorar, conjuntamente com os nossos docentes, o Museu como um recurso didático-pedagógico de várias disciplinas. Vamos desenvolver a nossa estratégia na ligação entre a escola o Museu e a defesa do património”.