Plantação de Carvalhos na Serra da Gardunha

No âmbito da iniciativa “Rota pela Floresta”

O Município do Fundão e a equipa Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas do Fundão irão promover, no dia 16 de abril, segunda-feira, a partir das 9.30h, na Casa do Guarda, em Alcongosta, uma plantação de carvalhos, no âmbito da iniciativa “Rota pela Floresta”.

Com esta plantação de árvores folhosas na Serra da Gardunha pretende-se “restabelecer a Natureza depois dos incêndios, e consciencializar para a importância da preservação das espécies e da sua importância par a vida”.

A “Rota pela Floresta” pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e a autarquia, com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes, com particular enfoque na floresta, visando ainda promover a mobilidade sustentável e por em prática o exercício de cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes. Pretende, ainda, beneficiar o ambiente, sensibilizar os alunos, incutir nos alunos o trabalho de equipa, proporcionar atividades que sensibilizem para a necessidade de comportamentos cívicos, reconhecer a importância das florestas, reflorestar a floresta, interiorizar e adquirir hábitos de prevenção, desenvolver a capacidade observação e o hábito de desfrutar da natureza.