Tomada do Carvalhal

Povo do Souto da Casa comemora 128º aniversário

Realiza-se na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a partir das 9.30h, no Souto da Casa, a tradicional festa popular da Tomada do Carvalhal, que este ano assinala o 128º aniversário, de acordo com o seguinte programa:

9.30h     Concentração no Largo de S. Gonçalo

9.45h     Pequeno-almoço na padaria “Rodrigues e Pinheiro”

10.10h   Rumo ao Carvalhal

11.30h   Plantação de Castanheiros

13.00h   Almoço convívio

15.30h   Regresso do Carvalhal

Este ano, face à devastação resultante do incêndio de agosto que assolou a serra da Gardunha, irá realizar-se uma plantação de castanheiros, com a colaboração do Município do Fundão e com o apoio do Festival TeatroAgosto da ESTE – Estação Teatral.

A Tomada do Carvalhal constitui uma tradição do povo do Souto da Casa, em que todos os anos, na quarta-feira de cinzas, a população junta-se e, ao tiro de morteiro, ruma ao Carvalhal, em plena Serra da Gardunha, de forma a comemorar a sublevação do povo perante a tentativa por parte da família Garrett de impedir a população de cultivar os terrenos constituintes do Carvalhal. Para a população, o Carvalhal não era nem poderia ser propriedade de uma só pessoa, mas sim de todo o Povo do Souto da Casa, que era quem trabalhava e amanhava aquelas terras desde sempre, constituindo-se para muitos como o primeiro grito de liberdade em Portugal.