Programa EDP Tradições

Projeto sobre construção de bombos vence

O projeto “Promoção da Construção Artesanal de Bombos, Caixas e Pífaros”, promovido pela Pinus Verde, em parceria com o Município do Fundão, foi um dos projetos vencedores da terceira edição do Programa EDP Tradições, cujo prémio foi entregue, no dia 5 de dezembro, no Complexo Cultural da Levada, em Tomar.

Nesta edição do prémio foram distinguidos nove projetos, num total de 67 candidaturas que abrangeram 91 municípios.

O projeto “Promoção da Construção Artesanal de Bombos, Caixas e Pífaros” pretende contribuir para a preservação e manutenção dos saberes associados à construção de bombos, caixas e pífaros no concelho do Fundão, através da promoção de oficinas de construção, sessões de demonstração da construção do instrumento e do apoio ao ensino da percussão.

O programa EDP Tradições colabora na valorização das culturas e tradições locais, na estimulação da autoestima das comunidades, na criação de novos públicos e garantindo que as novas gerações valorizam e garantem a manutenção das artes e dos saberes populares, contribuindo para o desenvolvimento e para a dinamização cultural local.

Este programa, pelo apoio a projetos que dinamizem as tradições mais representativas da cultura popular, possibilita a manutenção de manifestações culturais e de práticas ancestrais em risco de desaparecimento. Pretende, também, dinamizar uma reflexão sobre a cultura como forma de preservar a identidade e memória coletiva, bem como a produção de bens culturais e a sua divulgação a novos públicos.

O Programa EDP Tradições associou-se ao Ano Europeu do Património Cultural, ano de comemoração da riqueza e diversidade do património cultural europeu que pretende incentivar mais pessoas a descobrir e explorar o património cultural da Europa e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum. Essa associação tem igualmente por objetivo chamar a atenção para o papel da Cultura e do Património Cultural no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, assim como motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.