Município do Fundão, Fundação EDP e Produções Fixe promovem roteiro turístico de arte pública

No concelho do Fundão

No âmbito do projeto Fund’Arte – Aldeias Criativas, quatro aldeias do concelho do Fundão vão acolher dez intervenções de arte pública, que irão dar lugar a um roteiro turístico, numa parceria entre o Município do Fundão, a Fundação EDP e a Produções Fixe.

Este projeto pressupõe a transformação, requalificação e beneficiação de quatro postos de transformação da EDP e outros espaços públicos nas localidades de Alcaria, Capinha, Pêro Viseu e Vale de Prazeres.

O Fund’Arte será implementado este ano e irá promover a realização de assembleias comunitárias, nos dias 5 e 6 de julho, com repetição em setembro, que irão juntar artistas e população local para apresentação de propostas e definir espaços de intervenção.

Este projeto integra o programa Arte Pública da Fundação EDP que é orientado para freguesias rurais e visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Os trabalhos serão desenvolvidos por quatro artistas, estando já definida a participação de Nuno Cunha e Guga Liuzzi. Os outros dois artistas serão escolhidos através do concurso Ilustra a Tua Terra que irá permitir aos candidatos a participação no programa Arte Pública Fundação EDP.

As candidaturas para o concurso estão abertas até dia 20 de junho e os candidatos a participar neste concurso devem preencher o formulário de candidatura disponível no website da Fundação EDP (https://www.fundacaoedp.pt/pt/passatempo_ArtePublica) e anexar um trabalho ilustrado, em formato A4, sobre o tema Ilustra a Tua Terra. Os vencedores serão anunciados no dia 28 de junho.

O vencedor do passatempo irá receber 500 euros para executar uma obra de arte pública no concelho do Fundão, sendo esta previamente acordada entre o vencedor do passatempo, o curador do projeto e a comunidade local.

Para Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, este projeto “permitirá, não só a beneficiação e requalificação de espaços públicos no coração das aldeias, mas ao mesmo tempo colocará estas localidades no centro de um roteiro turístico associado à arte pública, que encontra nos dias de hoje cada vez mais admiradores". Por outro lado, refere que “um dos aspetos mais positivos deste projeto é o envolvimento da população local na definição e modelação dos novos espaços artísticos, ou seja é um projeto construído com a comunidade".

« Julho 2019 »
SegTerQuaQuiSexSábDom