Exposição de João Vaz de Carvalho n’ A Moagem

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 1 de outubro e 18 de dezembro de 2022, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exposição de pintura e ilustração “Jardins Interiores”, do fundanense João Vaz de Carvalho.

Claudio Hochman refere que “uma palavra travessa escapou-se dum livro e meteu-se num quadro. O pintor tentou apagá-la, mas não conseguiu. Pintou a palavra com tinta branca, mas no dia seguinte a palavra sobrevivia. O pintor falou com ela, ralhou com ela, mas a palavra insistia em lá ficar, imaculada. E a sua presença determinou tudo. O pintor não teve outra alternativa senão fazer os seus desenhos à volta dela. Depois apareceu outra palavra, e logo outra, e depois outra. Os desenhos tiveram que se adaptar. Se a palavra era vento os desenhos voavam, se a palavra era luz os desenhos iluminavam-se, se a palavra era flor os desenhos floresciam. Quando os quadros já estavam terminados, as palavras começaram a mudar de cor. O pintor não sabia se era porque estavam envergonhadas ou porque estavam a gozar com ele”.

João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão em 1958 e o contacto com a ruralidade envolvente viria a marcar todo o seu trabalho. No ano de 1981 instala-se em Coimbra na oficina de Vasco Berardo, onde trabalhou até 1984 no desenho, na pintura e na cerâmica. A partir de 1987 começou a expor o seu trabalho, passando por diversas galerias, nomeadamente Arte, Roca, Altamira, Edicarte, Miron-Trema, Novo Século, entre muitas outras.

Com vários trabalhos publicados em livros e na imprensa nacional, recebeu, em 2011, a Medalha de Mérito Municipal atribuída pela Câmara Municipal do Fundão.

 

A inauguração da exposição irá decorrer no dia 1 de outubro, às 16h00. A exposição estará patente até dia 18 de dezembro e a entrada terá o custo de um euro.

Imprimir

Feira de Inovação Agrícola do Fundão

Irá realizar-se, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022, na Praça Amália Rodrigues, junto ao Centro de Negócios e Serviços do Fundão, a 1ª Edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão.
O evento contará com a participação de especialistas, membros da academia, empresas tecnológicas e decisores estratégicos na esfera das políticas de desenvolvimento local e agrícola, com uma programação que inclui conferências, palestras, mesas redondas, painéis de debate, momentos de networking e de demonstração de tecnologias inovadoras aplicáveis ao desenvolvimento de uma agricultura mais inteligente.
No evento haverá também espaço para exposição de animais e máquinas agrícolas, gastronomia pastoril, provas de vinho e queijo, concursos, espetáculos e muito mais.
Pretende-se dar conhecer um setor agrícola dinâmico, moderno e em constante evolução e celebrar a Agricultura do ponto de vista do progresso e da inovação, mas também enaltecer o empreendedorismo, o inconformismo e a resiliência dos Agricultores e das suas Organizações.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais