Apresentação dos livros “Memórias do Exílio” e “No Limite da Dor”

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Município do Fundão, irá realizar-se, no dia 26 de abril de 2024, sexta-feira, às 21h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, uma conversa com Ana Aranha e Carlos Ademar sobre os seus livros “Memórias do Exílio” e “No Limite da Dor”.

A conversa será moderada por Marcelo Teixeira, numa iniciativa que pretende dar a conhecer os testemunhos daqueles que sofreram, bem como dar voz àqueles que não tendo outra alternativa se viram forçados a sair do país.

 

Imprimir

Cantora americana Jacqui Naylor atua n’A Moagem

Jacqui Naylor irá subir ao palco d’A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, no dia 27 de abril de 2024, sábado, às 21h30, com o concerto “The Long Game”.

A cantora e compositora norte-americana é conhecida pela capacidade de interpretar um repertório diversificado, reunindo músicas de diferentes géneros e gerações.

Em “The Long Game”, os “arranjos jazzísticos etéreos de clássicos do rock de David Bowie, Peter Gabriel e Coldplay vivem confortavelmente ao lado de standards latinos que podem ir de Kurt Weill e Charlie Chaplin”. Todo este trabalho de escrita, composição e produção é desenvolvido por Art Khu, músico que acompanha Jacqui Naylor.

A entrada terá o custo de 10 euros para o público em geral. Para estudantes e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de sete euros. Reserve o seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

 

Imprimir

Sessão do Clube de Leitura para Jovens dedicado a obras de Leila Slimani

Irá realizar-se, no dia 27 de abril de 2024, sábado, às 15h00, na Biblioteca Municipal, mais uma sessão do Clube Leitura para Jovens da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, dedicada ao livro “Canção Doce”, da autora franco-marroquina Leila Slimani.

A sessão é aberta a toda a população. O clube de leitura realiza-se todos os meses e pretende ser um espaço de partilha de emoções, partilhando com os outros leitores um livro de que se gostou.

Imprimir

Em abril, filmes mil no Fundão

Em abril irá comemorar-se os 50 anos do 25 de Abril, num ciclo denominado “Amanhã, livre”, em colaboração com o Jornal do Fundão.

Nos 50 anos de um momento decisivo para Portugal, para a democracia e a liberdade, o Cineclube Gardunha propõe-se a olhar o passado, relembrar os processos utilizados pela ditadura, bem como o momento revolucionário a quente e os seus efeitos posteriores.

No dia 2 de abril, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 21h30, será exibido o filme “A Flor do Buriti”, uma “luta perpétua, até aos dias de hoje, do povo indígena Krahô, habitantes do território denominado kraholândia: área que compreende as fronteiras entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, no Brasil. Hoje, diante de novas ameaças, a resistência, a luta fundamental pelos direitos e liberdades, continua”. Os realizadores Renée Nader Messora e João Salaviza estarão presentes na sessão.

No dia 9 de abril, às 21h00, n’A Moagem, irá ter lugar uma sessão dupla, que será prestada homenagem a JAIME, de António Reis, que estreou em Portugal em 1974, um filme com a mesma idade da revolução de abril. Ante-estreado no Fundão pouco antes da revolução, no âmbito do aniversário do Jornal do Fundão, contou com a presença de grandes figuras, de Eugénio de Andrade a José Cardoso Pires ou a Fernando Lopes-Graça, bem como o próprio António Reis e Margarida Cordeiro. O Jaime retratado no filme é natural do Barco, concelho da Covilhã, tendo este filme uma forte ligação à região. De seguida, será exibido o filme/documento “Torre Bela”, do alemão Thomas Harlan, que o realizador “continuou a montar e a remontar obcessivamente até ao fim dos seus dias – existindo por isso múltiplas e diferentes versões – mostra-nos as promessas e utopias dos movimentos cooperativistas, dos trabalhadores rurais, a ascensão e queda de uma prática comunitária livre e igualitária. Fernando Paulouro e Isaura Reis participarão numa conversa logo após o filme.

A 12 de abril, na livraria “Livros Tintos”, às 21h00, dando seguimento a um pequeno ciclo de quatro filmes com esta livraria, será homenageado o escritor americano Hunter S. Thompson e o seu “Fear and Loathing in Las Vegas”. A homenagem será feita com a leitura de trechos da sua obra, num projeto pessoal de Johnny Depp, que deu, literalmente, o corpo ao manifesto como protagonista. “O inventor do jornalismo Gonzo – reportagem furiosamente na primeira pessoa – símbolo da contracultura e alguém que viveu a sua vida e a sua profissão nos seus termos, no fundo é um revolucionário humanista, anti-imperialista e apaixonadamente livre”.

No dia 16 de abril, n’A Moagem, às 21h30, será exibido o filme “48”, de Susana de Sousa Dias, que retrata um regime fascista e os seus processos, através de fotografias e dos depoimentos de quem foi preso e torturado pela máquina do regime Salazarista.

A 23 de abril, n’A Moagem, às 21h30, será exibido o filme “Cavalo Dinheiro”, o culminar do trabalho de Pedro Costa com a comunidade cabo-verdiana a residir em Lisboa. “Assim vimos o outro lado da revolução de abril, através dos olhos e das histórias de expatriados perdidos numa terra que os assombra. Sem bairro, sem comunidade, sem os seus, Ventura, o mais fabuloso ser da galeria dos filmes de Costa, vagueia pelas sombras de promessas perdidas”. João Dias, montador do filme e residente no concelho do Fundão, estará presente.

 

A fechar o mês, a 30 de abril, poderá ver o filme “Eu Capitão”, do cineasta italiano Matteo Garrone, “célebre pelo relato brutal e perturbador sobre a máfia de Nápoles que urdiu em Gomorra, narra agora a odisseia de um jovem senegalês de Dakar em busca de uma Europa mítica, numa arriscada travessia do Mediterrânea a bordo de um barco sobrelotado, depois de ter enfrentado a hostilidade do deserto e a crueldade dos centros de detenção na Líbia”. Com a presença de João Mota, Técnico Superior do Centro para as Migrações do Fundão e de mais convidados.

 

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais