O cinema português estará em destaque no mês de outubro na programação do Cineclube Gardunha, mês em que se irá concluir o ciclo Filmes Rurais Americanos rodados no período clássico e em que se irá regressar à freguesia dos Enxames com um filme ambientado no “mundo mágico das colmeias”.
No dia 1 de outubro, n’A Moagem, às 21h00, terá lugar a exibição da primeira longa-metragem de ficção de Paulo Abreu, “Ubu”. Este filme é baseado numa peça teatral escrita no século XIX por Alfred Jarry, uma “tragicomédia que se revela atual e que tece ainda tangentes à patafísica”.
No dia 8 de outubro, novamente n’A Moagem, às 21h00, irá decorrer uma homenagem a Luis Miguel Cintra, ator, encenador e fundador do Teatro Conucópia. Em Verdade ou Consequência?, agora estreado, “Sofia Marques parte em busca do seu amigo e ator Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo”, tal como refere a sinopse. Na sua casa e em lugares marcantes, numa sessão em que a realizadora estará presente.
No dia 19 de outubro será dia de duas sessões. A primeira terá lugar no Pavilhão Multiusos do Fundão, pelas 17h30, e a segunda na freguesia de Enxames, pelas 21h00.
Em parceria com o Festival Amália Rodrigues, será exibido, no Pavilhão Multiusos, um documentário-homenagem a Amália Rodrigues, realizado por Manuel Mozos, em 2007. Diva: Simplesmente uma homenagem é constituído por material de arquivo, algum raro, canções e a presença da Diva musical. O realizador estará presente.
Pelas 21h00, nesse mesmo dia 19 de outubro, será exibido o filme 20 000 Espécies de Abelhas. Um “drama radioso, potentemente documental e político, carregado de subtis metáforas e muito delicado, com uma jovem atriz que é uma revelação: Sofía Otero”.
A 29 de outubro irá ter lugar o fecho do mês e do ciclo Filmes Rurais Americanos, na Livraria Livros Tintos, às 21h00, será exibido “um filme rodado ao ar livre, mais cavalos no centro de um drama” e realização de Budd Boetticher. Produzido nos anos 80, na quinta do realizador, com a sua família, os seus amigos e maioritariamente filmado em VHS, esta é a oportunidade de ver um filme, “raramente exibido em qualquer parte do mundo”.
Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).
Imprimir
O Município do Fundão, conjuntamente com a Academia de Música e Dança do Fundão, irá assinalar o Dia Mundial da Música com a realização de um concerto protagonizado pelo Forte Trio, Trio Estatal da República do Cazaquistão, no dia 1 de outubro de 2024, terça-feira, às 19h00, no Casino Fundanense.
O Trio Estatal da República do Cazaquistão é composto pelos vencedores de prémios de concursos internacionais de música, Maksat Jussupov (violino), Murat Narbekov (violoncelo) e pelo fundador e diretor artístico do conjunto Timur Urmancheev (piano).
Este é o primeiro e único grupo no Cazaquistão que inclui violino, violoncelo e piano e tem no seu repertório deste a música barroca até às composições modernas de jazz, passando pela música folclórica do Cazaquistão e pela música clássica nacional.
O Forte Trio tem uma agenda digressões muito preenchida, tendo atuado em salas como Conservatório Estatal Tchaikovsky, a Filarmónica de Pequim, a Sala de Concertos Cadillac-Shangai, a Filarmónica de Berlim, a Sala Cortot (Paris) ou a Sala de Concertos Moliere (Lyon).
Formado sob o patrocínio da Organização Estatal de Concerto “Qazaqconcert”, o Forte Trio irá atuar neste dia com a Orquestra de Guitarras, Coro e Solistas da Academia de Música e Dança do Fundão.
A entrada é gratuita.
Imprimir