III Feira de Inovação Agrícola do Fundão

A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024, mais uma vez na Praça Amália Rodrigues, junto ao Centro de Negócios e Serviços do Fundão, mas também nas Quintas Experimentais do Município do Fundão.

Estes espaços irão receber as principais empresas que operam no negócio agrícola em Portugal e que irão mostrar – em condições reais – as mais modernas soluções de mecanização e toda a gama de produtos e serviços disponíveis para uma atividade económica que se pretende mais eficiente.

Serão mais de 250 expositores presentes no Fundão, que irão trazer até ao Fundão inovação, conhecimento, tecnologia, interatividade e demonstrações em contexto real da mais avançada tecnologia ao serviço do sector agrícola serão mais uma vez os ingredientes para conhecer o que mais de moderno se pratica na agricultura em Portugal.

O papel da Agricultura na economia portuguesa irá também ser debatido, ao longo dos dias da feira, num ciclo de conferências, palestras, mesas redondas e painéis de debate, onde se irão cruzar diferentes perspetivas sobre a agricultura, esclarecendo os mais diretamente interessados e dando a conhecer o trabalho extremamente meritório que o sector tem conseguido fazer.

Ao longo dos quatro dias de feira irão decorrer exposições, palestras e mesas redondas dedicadas a diversas temáticas, numa iniciativa que terá, também, um espaço dedicado a concertos e espetáculos de standup comedy, onde será possível assistir a Hugo Sousa, no dia 10 de outubro, às 22h00, no Octógono (bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/142639-fundao_hugo_sousa_x_tour-octogono/); Cuca Roseta, no dia 11 de outubro, e Amália Hoje, no dia 12 de outubro, ambos os concertos terão lugar às 22h00, na Praça Amália Rodrigues, com entrada livre.

Este evento constitui-se como o local indicado para o debate das principais questões agrícolas e para o incremento de contactos e negócios.

Mais informações em https://feirainovacaoagricola.pt ou através do e-mail feiradeinovacaoagricola@cm-fundao.pt.

Imprimir

Cineclube Gardunha destaca cinema português em outubro

O cinema português estará em destaque no mês de outubro na programação do Cineclube Gardunha, mês em que se irá concluir o ciclo Filmes Rurais Americanos rodados no período clássico e em que se irá regressar à freguesia dos Enxames com um filme ambientado no “mundo mágico das colmeias”.

No dia 1 de outubro, n’A Moagem, às 21h00, terá lugar a exibição da primeira longa-metragem de ficção de Paulo Abreu, “Ubu”. Este filme é baseado numa peça teatral escrita no século XIX por Alfred Jarry, uma “tragicomédia que se revela atual e que tece ainda tangentes à patafísica”.

No dia 8 de outubro, novamente n’A Moagem, às 21h00, irá decorrer uma homenagem a Luis Miguel Cintra, ator, encenador e fundador do Teatro Conucópia. Em Verdade ou Consequência?, agora estreado, “Sofia Marques parte em busca do seu amigo e ator Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo”, tal como refere a sinopse. Na sua casa e em lugares marcantes, numa sessão em que a realizadora estará presente.

No dia 19 de outubro será dia de duas sessões. A primeira terá lugar no Pavilhão Multiusos do Fundão, pelas 17h30, e a segunda na freguesia de Enxames, pelas 21h00.

Em parceria com o Festival Amália Rodrigues, será exibido, no Pavilhão Multiusos, um documentário-homenagem a Amália Rodrigues, realizado por Manuel Mozos, em 2007. Diva: Simplesmente uma homenagem é constituído por material de arquivo, algum raro, canções e a presença da Diva musical. O realizador estará presente.

Pelas 21h00, nesse mesmo dia 19 de outubro, será exibido o filme 20 000 Espécies de Abelhas. Um “drama radioso, potentemente documental e político, carregado de subtis metáforas e muito delicado, com uma jovem atriz que é uma revelação: Sofía Otero”.

A 29 de outubro irá ter lugar o fecho do mês e do ciclo Filmes Rurais Americanos, na Livraria Livros Tintos, às 21h00, será exibido “um filme rodado ao ar livre, mais cavalos no centro de um drama” e realização de Budd Boetticher. Produzido nos anos 80, na quinta do realizador, com a sua família, os seus amigos e maioritariamente filmado em VHS, esta é a oportunidade de ver um filme, “raramente exibido em qualquer parte do mundo”.

Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Imprimir

Dia Mundial da Música

O Município do Fundão, conjuntamente com a Academia de Música e Dança do Fundão, irá assinalar o Dia Mundial da Música com a realização de um concerto protagonizado pelo Forte Trio, Trio Estatal da República do Cazaquistão, no dia 1 de outubro de 2024, terça-feira, às 19h00, no Casino Fundanense.

O Trio Estatal da República do Cazaquistão é composto pelos vencedores de prémios de concursos internacionais de música, Maksat Jussupov (violino), Murat Narbekov (violoncelo) e pelo fundador e diretor artístico do conjunto Timur Urmancheev (piano).

Este é o primeiro e único grupo no Cazaquistão que inclui violino, violoncelo e piano e tem no seu repertório deste a música barroca até às composições modernas de jazz, passando pela música folclórica do Cazaquistão e pela música clássica nacional.

Forte Trio tem uma agenda digressões muito preenchida, tendo atuado em salas como Conservatório Estatal Tchaikovsky, a Filarmónica de Pequim, a Sala de Concertos Cadillac-Shangai, a Filarmónica de Berlim, a Sala Cortot (Paris) ou a Sala de Concertos Moliere (Lyon).

Formado sob o patrocínio da Organização Estatal de Concerto “Qazaqconcert”, o Forte Trio irá atuar neste dia com a Orquestra de Guitarras, Coro e Solistas da Academia de Música e Dança do Fundão.

A entrada é gratuita.

Imprimir

Exposição de Escultura de Pollyana Freire n’A Moagem

Irá realizar-se, no dia 5 de setembro de 2024, quinta-feira, às 18h00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição de escultura “Verde-azulado, azul-amarelado”, de Pollyana Freire.

Esta exposição é “uma remontagem da instalação exibida pela primeira vez em 2020, na Galeria Módulo em Lisboa, e para a qual Pollyana Freire escolheu agora convocar ainda uma variedade de modelos preparatórios inéditos e outros trabalhos mais antigos, capazes de pôr em evidência características formais que através dos anos se tornaram transversais à produção da artista”.

Um conjunto de peças escultóricas, geométricas e coloridas, formam uma instalação que sobrevive ao equilíbrio e diálogo entre os seus elementos individuais e o ambiente expositivo.

A exposição estará patente até dia 18 de outubro de 2024, de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h30, e o custo de entrada será de 1,10€.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais