Filmes de ação em destaque no Cineclube Gardunha

Os filmes de ação serão o centro do Cineclube Gardunha durante o mês de julho, dando eco à frase que grandes cineastas americanos formularam «Cinema is action». “Ação nos gestos, nos corpos, nas palavras, nas acrobacias impossíveis, num espetáculo todo ele movente”.
 
O mês irá começar com a exibição do filme “A Casa Elétrica”, de Buster Keaton, no dia 5 de julho, sábado, às 21h00. “Desde tenra idade que a massa do seu corpo provou ser maleável e passível de regeneração. Desde criança ignorou os receios das acrobacias e riscos que o comum dos mortais teme”. Nesta curta-metragem de 1922 destaca-se “o território do rosto como supremo campo de batalha de emoções insondáveis – o riso ou o choro comportavam a mesma críptica expressão; o corpo como forma de arte, a performance singular em cada cena; a banda-desenhada em imagem real, o colocar a vida em risco no plano, a eletricidade geral de um corpo em constante rotação”.
 
Na mesma sessão, logo de seguida, será exibido o filme de ação dos anos 90, “Rutura Explosiva”, de Kathryn Bigelow. Neste filme “a pura adrenalina e alta filosofia subtil irmanam-se na paz ou na convulsão dos anjos. Surfistas nas cristas e nos casulos de ondas bíblicas, agentes infiltrados que caem de amores ao primeiro olhar inocente, saltos de aviões e o sonho de voar concretizado em pleno êxtase, futebol americano na escuridão noturna da praia, perseguições infindáveis, contra-cultura e contra-sistema, bem como os assaltos mais patéticos e duros alguma vez filmados”. Nesta sessão mediante o pagamento de entrada será oferecido um cocktail surpresa.
 
No dia 8 de julho, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, será exibido o filme “Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final”, de Christopher McQuarrie, naquele que é “o derradeiro capítulo de uma saga fascinante que coroa Tom Cruise como génio, mito e único continuador de Buster Keaton, alguém que não se importa de colocar em perigo a própria vida para arrancar cenas jamais vistas”. Nesta sessão, Miguel Forlin, crítico de cinema, irá fazer um vídeo de apresentação.
 
A 15 de julho, será exibido o filme “F1 – O Filme”, de Joseph Kosinski, em que “Brad Pitt faz-se o veterano que volta para uma última oportunidade, um velho cowboy solitário, o típico individualista do cinema americano, casmurro e duro – «mais vale quebrar do que torcer».
 
No dia 29 de julho, será a vez de “Pecadores”, de Ryan Coogler, considerado “um dos filmes mais espetaculares e terroríficos dos últimos anos, de um dos mais inteligentes criadores de blockbusters”. “Ação e terror, gangsters, apocalipse” marcam esta película que conta com a parceria Coogler com o ator Michael B. Jordan.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais