Exposição “Oh Diabos!!!” no Museu Arqueológico Municipal

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão, irá receber, entre os dias 31 de março e 28 de maio de 2023, a mostra de figurado de Barcelos “Oh Diabos!!!”, que reúne peças de alguns dos principais artesãos barcelenses continuadores da arte tradicional.

O figurado em barro representa o quotidiano, o imaginário religioso e fantástico, assumindo um papel particular na cultura popular pelo seu simbolismo e identidade. As peças, fruto da capacidade imaginativa que os artistas têm sobre o sobrenatural, representam maioritariamente monstros e outras figuras conexas como bichos irregulares, animais fantásticos (com cornos e seis pernas), cavaleiros garbosos, gigantones e cabeçudos, imagens com corpo de gente e cabeça de bicho, entre outras. Mas é o Diabo uma das personagens mais representada pelos artesãos de Barcelos.

A exposição permite estabelecer uma ligação entre dois territórios criativos que têm no imaginário lendário diversos pontos em comum. O figurado de Barcelos materializa, também, a imagem do Diabo nas histórias do fundo lendário da Beira.

“Monstros, diabos, figuras disformes e ambíguas, alimentam a relação do Homem com o mundo fantástico, com os mitos, com os medos e abrem portas a um diálogo harmonioso entre o sagrado e o profano, entre a vida real e o imaginário dos barristas” (in Figurado de Barcelos – Caderno de Especificações).

“Oh Diabos!!!” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e nos fins-de-semana das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.