Programação de agosto do Cineclube Gardunha

O Cineclube Gardunha irá associar-se aos Encontros Cinematográficos, que irão decorrer, de 11 a 14 de agosto de 2023, e a programação de cinema do mês de agosto gravitará na órbita desta iniciativa.

Os Encontros Cinematográficos irão regressar à Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, num festival de cinema internacional que vai já na 13ª edição. Um ponto de encontro entre diversos autores e a comunidade, contemplando projeções de filmes na Moagem e ao ar livre, debates, apresentações, concertos, lançamentos de livros e até caminhadas na serra da Gardunha.

O destaque desta edição vai para a estreia nacional de vários filmes, como “Motus”, de Nelson Fernandes, ou “Senhora da Serra”, de João Dias, a primeira longa-metragem de ficção totalmente rodada na serra da Gardunha. Poderá consultar todo o programa em https://www.luzlinar.org/encontroscinematograficos/.

A organização dos Encontros Cinematográficos é da Associação ARS-ID, do Município do Fundão e do Cineclube Gardunha, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube da Guarda, dos Caminheiros da Gardunha e do Jornal do Fundão.

Após encontros, continuará a dar-se destaque à animação portuguesa. No dia 19 de agosto de 2023, será realizada uma sessão dupla ao ar livre, na barragem da Capinha, com a exibição das películas “Nós” e “Nayola”. “Nós”, de Nelson Fernandes, irá abrir a sessão em cinco “minutos cósmicos e bem contemporâneos”. De seguida será projetado “Nayola”, de José Manuel Ribeiro. A partir de uma peça escrita por José Eduardo Agualusa e Mia Couto, a história, ambientada em Angola entre os anos 1995 e 2011, abrange a fase final da Guerra Civil angolana e os primeiros anos de paz no país.

Inserido no ciclo “Janela para o Mundo”, que está a ser organizado com o Centro para as Migrações do Fundão, irá ter lugar nova sessão dupla, no dia 26 de agosto de 2023, às 21h30, no Jardim das Tílias, com a exibição dos filmes “Motus” e “Os Demónios do meu Avô”. Esta sessão começa com “Motus”, de Nelson Fernandes, numa criação “em chapa metálica utilizando etanol como matéria-prima. De seguida, “Os Demónios do meu Avô”, a estreia de Nuno Beato em longas-metragens é um filme de animação “stop-motion” com figuras inspiradas no trabalho da ceramista Rosa Ramalho e conta com música dos Gaiteiros de Lisboa.

A entrada é livre.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais