Fatela Sónica 2023 traz o punk ao concelho do Fundão

A terceira edição da Fatela Sónica irá acontecer nos dias 22 e 23 de setembro, no Salão do Anjo da Guarda, na localidade da Fatela, concelho do Fundão, e terá como região convidada o País Basco.

No palco irão atuar, durante os dois dias, 16 bandas, nomeadamente Dirt Void, Grito!, Jerónimo & Os Abruptos, Inn Oppiah!, Pussy Lickers, Mata-Ratos, Brux, Agressive Combat, Blessure, Grupo de Bombos Os Fatelas, Kaleko Urdangak, Neskatasuna, Patrulha do Purgatório, Sindy Berbenas, Veneno California e DJ Sets de Ricardo Beja e Os Selektors.

A Fatela Sónica assume-se “como um ajuntamento de almas intrépidas combativas e desalinhadas”. O evento é organizado pela Vozes do Côa, associação cultural sem fins lucrativos, com o apoio do Município do Fundão e da Junta de Freguesia da Fatela.

Além dos concertos, a Fatela Sónica terá diversos componentes, como exposições de arte, ações de intervenção social e gastronomia.

Sob a égide deste festival está exposta, até dia 15 de outubro, na Loja da Esquina, no Fundão, a exposição de fotografia “Infame”, de Gustavo Lopes Pereira.

“Tattooarte” é outra das exposições que poderá encontrar. Esta exposição de ilustrações dos tatuadores Sara Bird (Aveiro) e Aritz Sid (Mondragón, País Basco) está patente até dia 30 de setembro, na Praça do Município, no Fundão.

Até dia 30 de setembro, estará patente a exposição multimédia “Punk Euskadin: Kaleko Umeak Gara”, do coletivo Borroka-Basurdea, numa viagem em torno das bandas pioneiras do punk basco, na Praça do Município, no Fundão.

Nos dias e no local do evento, estará também patente a exposição conjunta dos ilustradores Ana Louro (Porto) e Alteau (França).

A intervenção social surge na forma de recolha de alimentos e donativos destinados aos animais ao cuidado da associação Animais de Ninguém, sediada em Castelo Branco.

A gastronomia marcará presença com bancas de venda de produtos regionais, cozinha internacional (indiana, mexicana, galega, italiana e médio oriente) e regional, assim como de carrinha de street food.

Ao longo do evento haverá o lançamento de diversos registos fonográficos e obras literárias, bancas de merchandising e arte, uma oficina de manufatura de colheres em madeira, promovida por Artes do Mato, e a presença do estúdio fonográfico FIVE Studio Sintra que possibilitará aos visitantes tirar um retrato segundo o antigo processo do colódio húmido.

Para mais informações poderá visitar o site www.fatela-sonica.pt e as páginas de Facebook e Instagram do Fatela Sónica ou contactar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 965 006 717 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).