Programação de fevereiro do Cineclube Gardunha

O mês de fevereiro do Cineclube Gardunha irá decorrer sob o signo da contemplação, com diversos filmes provenientes de países e culturas tão distantes e díspares como Turquia, Portugal, Japão ou Estados Unidos.

No dia 6 de fevereiro, terça-feira, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 21h30, o mês irá abrir com o turco Nuri Bilge Ceylan e a sua obra “As Ervas Secas”, uma longa e meditativa caminhada sobre as neves e as cores de verão da Anatólia, envolvendo um professor de meia-idade e a sua obsessão por uma jovem aluna.

No dia 18 de fevereiro, domingo, às 15h00, a Casa do Bombo, em Lavacolhos, recebe mais uma sessão da rúbrica Re-descobertas do Cinema Português. O filme escolhido é “Quaresma”, de José Álvaro Morais, um dos mais importantes cineastas portugueses. Este filme é uma longa-metragem rodada na zona da serra da Estrela e na Dinamarca, conta “histórias de desorientação familiar e de fugas sempre impossíveis de contemplar”.

Na terça-feira seguinte, dia 20 de fevereiro, às 21h30, o cinema regressa à Moagem, com uma sessão dupla. “O Cordeiro de Deus”, curta-metragem de David Pinheiro Vicente, faz parte da nossa rúbrica Cine Gardunha acolhe. Rodada na vila da Soalheira, no concelho do Fundão, esta película traz “as festas da vila misturadas com a sensualidade e violência, num enigmático retrato de uma íntima família”, num filme que fez parte do Festival de Cannes 2020. De seguida, será projetado o filme “Senhora Ogin”, de Kinuyo Tanaka, onde é possível acompanhar a paixão entre a Senhora Ogin e o samurai Ukon Takayama, um devoto cristão, nos finais do século XVI, quando o cristianismo vindo do Ocidente foi proscrito no Japão.

A fechar, no dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 21h30, n’ A Moagem, será exibido o filme “O Mestre Jardineiro”, de Paul Schrader, argumentista de “Taxi Driver” e cineasta de “Hardcore”. “O Mestre Jardineiro” remete-nos para a história em que “um homem controlado e meticuloso, exerce com toda a propriedade o seu modo de vida. Até que um elemento externo, uma jovem ambígua como ele, vem desestabilizar uma certa ordem”.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).