Povo do Souto da Casa comemora Tomada do Carvalhal

Realiza-se, no dia 14 de fevereiro de 2024, quarta-feira, a partir das 9h30, no Souto da Casa, a tradicional festa popular da Tomada do Carvalhal, que este ano assinala o 134º aniversário.

Considerado por muitos, como o primeiro grito de liberdade em Portugal, este ano irá assinalar os 50 anos do 25 de Abril de acordo com o seguinte programa:

8h00    Alvorada – Lançamento de 50 foguetes alusivos aos 50 anos da Revolução de Abril e arruada com os Bombos do Souto da Casa

9h00    Içar da Bandeira | Largo de São Gonçalo

9h30    O Carvalhal – Uma Manifestação de Património Cultural Imaterial (Coleção da Junta de Freguesia do Souto da Casa

Livros Proibidos pelo Estado Novo (Coleção de António Lourenço Marques Gonçalves)

Inauguração das exposições por Vítor Martins, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no Concelho do Fundão | Capela de São Gonçalo

10h00  Rumo ao Carvalhal

12h00  Plantação do Castanheiro dos 50 Anos de Abril

12h15  Grito de Liberdade | Sessão de micro aberto – participação livre (Com poesia e música)

13h00  Ritual do Tiro

13h15  Almoço Comunitário

14h30  A Canção ainda é uma Arma? (Conversa/Colóquio com cautautores)

16h00  Regresso ao Souto da Casa

Arruada pelas Ruas da Freguesia

18h00  Encerramento | Lanche Convívio.

Tomada do Carvalhal constitui uma tradição do povo do Souto da Casa, em que todos os anos, na quarta-feira de cinzas, a população junta-se e, ao tiro de morteiro, ruma ao Carvalhal, em plena Serra da Gardunha, de forma a comemorar a sublevação do povo perante a tentativa por parte da família Garrett de impedir a população de cultivar os terrenos constituintes do Carvalhal. Para a população, o Carvalhal não era nem poderia ser propriedade de uma só pessoa, mas sim de todo o Povo do Souto da Casa, que era quem trabalhava e amanhava aquelas terras desde sempre.