Atelier de construção de vassouras de milho painço

Integrado no projeto Craft Lab Fundão, o Município do Fundão irá promover, no dia 2 de março 2024, às 9h30, na Casa da Cereja, em Alcongosta, um atelier de construção de Vassouras de Milho Painço.

Durante muito tempo nas casas da região, as vassouras de milho painço eram objetos presentes e utilizados diariamente nas tarefas domésticas.

Como forma de documentar e recuperar o processo de produção deste objeto completamente sustentável e 100% biodegradável, com a supervisão do artesão José Domingos, em junho de 2023 (Ano internacional do Milho Painço), na Quinta Experimental do Seminário, foi feita a sementeira do milho, tendo sido regado e mondado, até que em outubro 2023 o material estava pronto para ser recolhido.

Depois de um tempo de secagem e algumas fases de limpeza das palhas, está tudo pronto para a execução das vassouras.

As inscrições são limitadas e deverão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..