Nota de pesar - António Almeida Henriques

O Município do Fundão manifesta publicamente o pesar pelo falecimento de António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Como Presidente do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, teve um papel preponderante no reforço da rede das Associações Comerciais da Região Centro e no desenvolvimento da ACICF – Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão, que desde essa altura tem marcado presença assídua nos órgãos do CEC/CCIC. A nossa gratidão pela luta permanente pelo tecido empresarial da nossa região.

António Almeida Henriques esteve, enquanto Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, num dos processos mais duros de sempre com Bruxelas na negociação do atual Programa Portugal 20/20 em pleno período da Troika. A nossa gratidão pelo elevado serviço prestado ao País.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Viseu realce-se a agenda comum da inovação e das cidades inteligentes. A nossa gratidão pela forma como sempre estivemos lado a lado por novos paradigmas para o Poder Local.

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, define o amigo António Almeida Henriques como “um homem de missões e causas, de trato irrepreensível, de grande solidez técnica e de enorme visão”, realçando que “para todos os que entendemos o Poder Local como o território mais fértil das políticas públicas e uma das linhas da frente de maior risco em toda esta batalha contra a pandemia, na sua vida nos inspiraremos e na sua morte nos obrigaremos a um esforço ainda maior”.

António Almeida Henriques presidiu, enquanto Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, em 2012, à Sessão Solene Comemorativa do 265º Aniversário da Criação do Concelho do Fundão.

Os órgãos representativos do Município do Fundão, Assembleia Municipal e Câmara Municipal, apresentam as sentidas condolências à família, amigos e Município de Viseu.