Fundão com Balcão SNS 24

O concelho do Fundão terá quatro balcões SNS 24 situados nas localidades de Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Donas e Valverde, com o objetivo de reforçar a proximidade às populações na área de saúde.

O protocolo foi assinado no passado dia 13 de maio, em Coimbra, e os balcões serão criados pela União de Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, em parceria com o Município do Fundão, de forma a facilitar o acesso à população aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

O SNS 24 Balcão é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

Na região Centro aderiram dez municípios a este protocolo, nomeadamente Albergaria-a-Velha, Cantanhede, Covilhã, Fundão, Lousã, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure, Tondela e Vagos.

O balcão vai disponibilizar diversos serviços como marcação de consultas, realização de teleconsultas, consulta de resultados de exames, consulta de guia de tratamento, renovação de receitas, avaliação de sintomas, pedido de isenção de taxas moderadoras ou informações de saúde.

A nova valência irá começar a funcionar em breve nos edifícios da União de Freguesias situados nas localidades abrangidas.