+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

Município do Fundão assina protocolo para criação do Living Lab Agrotech 4.0

O Município do Fundão assinou, no dia 13 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, um protocolo para a constituição do Living Lab Agrotech 4.0, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal.

A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e juntou como signatários o Município do Fundão, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a Altice, o Instituto Politécnico de Bragança através do Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões do Interior – SusTEC, o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e a INOVA-RIA – Associação de Empresas para uma Rede Inovação em Aveiro.

O Living Lab Agrotech 4.0 pretende desenhar e implementar, de forma colaborativa e participada, uma agenda mobilizadora para Portugal dedicada ao tema da inovação agrícola, consolidando o ecossistema de desenvolvimento, experimentação e validação de tecnologia aplicada à agricultura através de uma estreita ligação entre empreendedores e agricultores, numa ação alinhada com os grandes objetivos de desenvolvimento sustentável.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, «a constituição deste Living Lab é um marco importante no percurso que o Município iniciou há alguns anos para reforçar a ligação entre as novas tecnologias e o mundo rural, duas características que hoje se encontram bem presentes no Fundão, cuja interligação deve ser trabalhada de forma colaborativa, estruturada e com a devida escala de atuação que esta rede agora permitirá. Motivos que levaram à aposta do Município do Fundão na criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para agricultura e a sua experimentação em contexto real». 

Para a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, «este Living Lab Agrotech 4.0 promove a colaboração entre parceiros empresariais, entidades do sistema científico e tecnológico e o município, criando um ecossistema de inovação, visando o reforço da capacidade de investigação, inovação e transferência de conhecimento e tecnologia no setor agrícola, enquanto promove o seu crescimento de forma sustentável e resiliente. Efetivamente, são projetos como este que permitirão atrair investimento e pessoas qualificadas para o Interior do país.»

Para a CAP, e no âmbito documento estratégico Ambição Agro 2030-30, «a assinatura do protocolo Agrotech 4.0 é um marco importante na implementação da inovação e digitalização no mundo rural, ao agregar empresas, municípios e representantes dos agricultores constituindo-se, desta forma, os vasos comunicantes necessários à implementação de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal alinhada com os grandes objetivos do Programa Digital Europeu», referiu o Secretário Geral, Luís Mira.

Andrey Romanenko,  Diretor Executivo do MORE CoLab, sublinhou que «esta iniciativa, perfeitamente alinhada com a missão do laboratório colaborativo, permite dar respostas concretas aos desafios do setor e potencia uma maior divulgação das soluções que serão desenvolvidas pelo ecossistema de inovação, aproximando-as ao utilizador final nas condições específicas e assegurando a viabilidade técnica e económico-financeira. Permitirá, ainda, projetar a inovação nacional  no mercado internacional».

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais