Fundão em destaque na apresentação do programa EU SOU DIGITAL

O Fundão esteve em destaque no lançamento do programa EU SOU DIGITAL – Programa de Capacitação Digital de Adultos, que teve lugar, no dia 6 de julho, na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, foi um dos cerca de 30 convidados a participar nesta iniciativa e teve a oportunidade de fazer um retrato da inclusão digital na Região Centro, dando como exemplo o caso do Fundão.

O Município do Fundão tem vindo a apostar, ao longo dos últimos anos, numa estratégia para atração de investimento, criação de emprego e fomento da inovação com o objetivo de promover a diversificação da economia local e um desenvolvimento socioeconómico adaptado às dinâmicas da economia atual marcada pela globalização e pela digitalização.

Em termos de literacia digital, é de assinalar a introdução da programação informática de forma universal em todo o ensino público do concelho do Fundão, para todos os jovens a partir dos seis anos de idade e em todas as escolas. O Fundão foi o primeiro local do país onde isso aconteceu.

O capital humano, com destaque na retenção e atração de talento, assim como na literacia digital em jovens e adultos, é um dos pontos fulcrais do plano de ação do Plano de Inovação para o Fundão, implementado em 2013, que tem ainda enfoque nas infraestruturas, capacitando o município para o acolhimento empresarial de novos negócios, nos incentivos e suporte aos investidores e empreendedores e na promoção do município como destino para inovação e investimento.

O programa EU SOU DIGITAL tem como objetivo erradicar a iliteracia digital de um milhão de adultos em Portugal, através de uma rede nacional de milhares de voluntários e 1.500 espaços espalhados pelo país. Pretende-se promover a literacia digital, ensinando os adultos que nunca tenham usado a Internet a fazê-lo.

O lançamento do programa contou com a participação, entre outros, do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo.