Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Município do Fundão, com a Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, passou a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)

A RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

Segundo a Direção-Geral das Artes, a adesão à rede destina-se a promover a cooperação entre os equipamentos credenciados e a incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional e o aumento de coproduções entre entidades, permitindo «atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal».

De norte a sul do país, 81 entidades artísticas, tais como a Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, ou o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada, contribuindo também para a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.

Estes equipamentos têm agora, de acordo com a Portaria n.º 106/2021, de 25 de maio, a possibilidade de se candidatarem a uma linha de financiamento que lhes permitirá obter do Estado Central 50 mil a 200 mil euros por ano para gastar em programação.