Unidade de Investigação da Universidade de Salamanca visita territórios do Fundão e Penamacor

O Município do Fundão, em parceria com o Município de Penamacor e com o apoio da Junta de Freguesia dos Três Povos, irá acolher, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, uma unidade de investigação da Universidade de Salamanca das áreas de antropologia e do desenvolvimento regional.

A ação pretende promover estes territórios junto deste centro académico possibilitando a realização de futuros trabalhos relacionados com as dinâmicas culturais e socioeconómicas desta área da Beira Interior.

Serão analisadas, entre outras, a Casa da Cereja, a Casa das Memórias António Guterres, a zona histórica de Penamacor ou a Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, “esta ação visibiliza, junto de investigadores e alunos, a riqueza e a diversidade das nossas realidades patrimoniais e museológicas, cumprindo o ponto fulcral do protocolo que o Fundão estabeleceu com a Universidade de Salamanca. Esta promoção da circulação de saberes e o desenvolvimento de projetos de estudo entre a serra da Gardunha e a serra da Malcata é um eixo educativo que queremos potenciar no futuro”.