+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Construção de Bombos e Caixas no concelho do Fundão inscritas como Património Imaterial Nacional

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) publicou hoje, dia 25 de fevereiro de 2022, em Diário da República, a inscrição da construção de bombos e caixas no concelho do Fundão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

No seguimento da proposta do Departamento de Bens Culturais da DGPC foi decidido inscrever a “manifestação” «Construção de Bombos e Caixas no Concelho do Fundão» com “salvaguarda urgente” neste inventário.

O processo foi desencadeado pelo Município do Fundão, com o objetivo de ajudar a preservar o método de construção de bombos e caixas, assim como todo o conhecimento e a forma única e diferenciada como se toca este instrumento no concelho.

A inscrição no inventário nacional teve em conta, tal como referido no despacho da Subdiretora-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, vários critérios de apreciação, nomeadamente “a importância da manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade, grupos e indivíduos que a praticam e se encontram associados”, “a importância da sua dimensão histórica, social e cultural na área territorial em que se insere”, “a relevância da manifestação para o desenvolvimento sustentável nos territórios onde se pratica” e “as atuais características do contexto de transmissão do saber-fazer, que acarreta riscos passíveis de comprometerem a sua continuidade, a curto médio prazo”.

Este registo é a forma de valorizar a tradição da construção e toque do bombo, assim como homenagear todos os grupos de bombos e construtores deste instrumento. É uma forma ainda de preservar o “saber-fazer” de uma arte tão típica no concelho do Fundão.

Poderá consultar a publicação em Diário da República em https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio/38-2022-179670987.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais