Fundão disponibiliza Carta Arqueológica

O Município do Fundão disponibilizou para consulta na plataforma SIG da autarquia a Carta Arqueológica do Fundão, um instrumento de trabalho fundamental na gestão do património municipal, particularmente no âmbito da sua preservação.

A Carta Arqueológica do Fundão está disponível em https://sig.cm-fundao.pt e foi elaborada com base na compilação das diversas ações de investigação realizadas neste território e nos trabalhos de prospecção e escavação empreendidos pela equipa do Museu Arqueológico Municipal.

No quadro de futuros projetos de investigação ter o conhecimento prévio da realidade arqueológica poderá ser proveitoso para se estabelecerem áreas preferenciais de pesquisa, selecionar sítios a valorizar, a escavar ou a classificar, desenvolver estudos sobre modelos de ocupação do território sobre períodos cronológicos concretos, entre outras valências.

O concelho do Fundão é um território de grande riqueza patrimonial, constituindo-se com um ponto de passagem e de fixação de populações desde a mais remota pré-história, que conta com um historial relevante em matéria de estudos e trabalhos arqueológicos.

O inventário das ocorrências patrimoniais é um trabalho em constante construção, aberto a novos acrescentos de informação e nunca deve ser dado por concluído.