Fundão assinala Semana da Interculturalidade

O Município do Fundão, o Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal, o CACFF – Centro Assistencial, Cultural, Formativo do Fundão e a Pinus Verde irão promover, de 3 a 8 de abril de 2022, a Semana da Interculturalidade.

Esta iniciativa pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como o respeito, a solidariedade, a igualdade, a não discriminação, a democracia na educação e os direitos humanos.

Numa sociedade cada vez mais globalizada, em que a diferença e a diversidade são uma realidade, é imperativo garantir a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

Ao longo destes dias irão ser dinamizadas diversas atividades, que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

3 de abril | “Celebrando a Diversidade do Fundão”

14h00 | Centro para as Migrações do Fundão (Seminário do Fundão)

Performance de duas horas de música do mundo e dança, numa organização da Rhytms for Renewal, Município do Fundão, Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão e Projeto Fundão Medeia.

4 de abril | As Cartas do Multiculturalismo

10h55 | Externato Capitão Santiago de Carvalho (Alpedrinha)

Organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco, Programa Escolhas Matriz E8G e Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão.

5 de abril | Craft & Culture

15h00 | Fundão

Músicas, danças e multiculturalidade, numa organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco, Programa Escolhas Matriz E8G e Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão.

6 de abril | Chapéu das Emoções

12h00 | Agrupamento de Escolas do Fundão

Organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco e Programa Escolhas Matriz E8G.

8 de abril | Ações de Sensibilização para o Dia Internacional para as Pessoas Ciganas

9h00 | Vale de Prazeres, Atalaia do Campo, Donas e Telhado

História “A menina das tranças”, hino e bandeira da comunidade cigana.