+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Quadragésima –Tradições da Quaresma em quatro concelhos da Beira Interior

Quadragésima é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial ligadas ao período da Quaresma, promovida pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Sabugal.

A Quaresma evidencia sentimentos coletivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma autenticidade e sentimento vivencial que persiste ao longo do tempo nos rituais destas comunidades.

Este sentir coletivo está presente em inúmeras comunidades espalhadas pelas aldeias destes municípios. Ao seguir no encalço destas pessoas e da manifestação da sua fé, a programação da Quadragésima propõe também um roteiro pelos locais mais emblemáticos desta região, ao traçar um mapa de locais de culto, num percurso que contempla também outros atrativos e pontos de interesse.

A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Na Igreja Católica, o Tempo da Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e culmina na Solenidade de Domingo de Ramos, decorrendo assim os 40 dias de Quaresma. A semana que precede a Páscoa é conhecida na tradição católica como Semana Santa. O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

No concelho do Fundão, para além das manifestações religiosas, poderá assistir aos eventos “Cantos de Misericórdia e Paixão, no dia 1 de abril, às 21h30, na Igreja Paroquial de Alcongosta; “No Monte das Oliveiras”, um evento de música religiosa tradicional que terá lugar no dia 2 de abril, às 21h00, n’ A Moagem; e o percurso pedestre “Gardunha Sacra”, no dia 3 de abril, às 7h30.

Nascida em 2003, na Cova da Beira, no sopé da Gardunha, a Quadragésima consiste num projeto cultural que pretende construir e comunicar a identidade de um território, revelando em toda a sua plenitude a religiosidade das gentes desta região.

Com início no Fundão, a Quadragésima cresceu entretanto, alargando-se a outros concelhos, o que proporciona vivências únicas nos diversos territórios, nos quarenta dias que antecedem a Páscoa.

Poderá obter mais informações e consultar o programa completo em www.visitfundao.pt.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais