+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Apresentação do livro “Cadernos do Dominguizo”

Irá realizar-se, no dia 28 de maio de 2022, às 17h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a apresentação do livro “Cadernos do Dominguizo”, de Ana Marques Pereira.

A apresentação do livro será realizada por Manuel da Silva Ramos, numa obra que consiste num estudo e transcrição de manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo, onde viveram vários elementos da família Leal Castello-Branco, nomeadamente a Viscondessa do Dominguizo.

O conteúdo dos manuscritos revela “mais de 200 receitas de culinária que documentam uma realidade local à época, bem como a riqueza e cosmopolitismo desta família nobre da Beira Baixa”.

Adquiridos e resgatados do esquecimento por Ana Marques Pereira, os cadernos manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo (Covilhã), registam o receituário de culinária da família Leal Castello Branco, no início do século XIX.

Ana Marques Pereira é médica e investigadora em História da Alimentação, tendo publicado vários livros, nomeadamente: “Mesa Real”, “Cozinhas. Espaço e Arquitectura”, “A manteiga em Portugal”, “Receitas e Truques para Doentes Oncológicos”, “Licores de Portugal (1889-1980)”, “Ginjinha Portuguesa”, “Do comer e do falar…” (Prémio da Academia de Gastronomia Portuguesa em 2016) e “Vestir a Mesa” (Menção Honrosa em Portugal Cookbook Fair de 2019). Colaborou ainda nos livros “Bragança Marca a História e Mesa dos Reis de Portugal” e é responsável pelo blogue Garfadas Online.

 

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais